Os saltadores
Os saltadores: O documentário O Mundo Secreto dos Jardins – Saltadores, apresenta os Gafanhotos e grilos. A produção explora a fascinante vida desses insetos considerados verdadeiras ameaças para os jardins.
Documentário Os saltadores
por Josué Fontoura – 24/6/2020
Os Gafanhotos (cridianos, acrídios, ticuras ou tucuras)
Insetos que ganham a atenção da imprensa mundial por se reunirem aos milhões, ameaçando plantações. Nesse momento, um grupo estimado em cerca de 40 milhões de gafanhotos está na fronteira brasileira e preocupa agricultores.

Os gafanhotos são os insetos pertencentes à subordem Caelifera da ordem Orthoptera, caracterizados por terem o fémur das pernas posteriores muito grandes e fortes, o que lhes permite deslocarem-se aos saltos. Algumas espécies formam enormes enxames que podem devastar grandes plantações.
Os gafanhotos são polífagos, se alimentam de folhas de vários tipos de plantas, com arroz, soja, e tantas outras. Comem preferencialmente gramíneas, folhas e cereais, mas muitos gafanhotos são onívoros. *
A grande maioria dos gafanhotos são polífagos. Muitos alimentam-se a partir de várias plantas hospedeiras durante um dia, enquanto outros preferem alimentar-se na mesma planta hospedeira. Apenas uma das 8000 espécies de gafanhoto é monófaga, alimentando-se de duas espécies de plantas.
Como alimento
Em certos países, os gafanhotos são comidos e tidos como uma boa fonte de proteína. No sul do México, por exemplo, eles são apreciados por seu alto teor de proteínas, minerais e vitaminas. Eles normalmente são recolhidos ao entardecer.

Em países como a Tailândia e China, é possível encontra-los nos mercados de rua. Normalmente eles são colocados em água por 24 horas, após o que eles podem ser cozidos ou ingeridos crus, secos ao sol, frito, temperado com especiarias, como alho, cebola, chili, e utilizado em sopa ou como recheio para vários pratos.
Em alguns países da África, os gafanhotos são uma importante fonte de alimento, assim como outros insetos, acrescentando proteínas e gorduras na dieta diária, especialmente em tempos de crise alimentar.
Estudo:
* O’Neill, Kevin M.; Woods, Stephen A.; Streett, Douglas A. (1997). «Grasshopper (Orthoptera: Acrididae) Foraging on Grasshopper Feces: Observational and Rubidium-Labeling Studies». Environmental Entomology. 26 (6): 1224–1231