ConservaçãoOrnitologiaZoologia

Pesquisa e amor pelas aves

Pesquisa e amor pelas aves: 15 histórias de conservação, pesquisa e amor pelas aves. Neste mês acontece o lançamento do livro que conta 15 histórias de sucesso na conservação de aves brasileiras, mesclando ciência e paixão em uma leitura leve.

Pesquisa e amor pelas aves

4/12/2020 ::  Por Josué Fontana

O pouco que restava da Mata Atlântica no Nordeste estava literalmente virando carvão. Foi este cenário desolador que motivou o surgimento da principal organização dedicada à conservação de aves no país, a SAVE Brasil.

Reserva brasileira é destaque na Netflix
Típicos da Mata Atlântica, tangarás fazem dança pré-nupcial. Créditos: Silverback/Netflix

Para salvar espécies raras que lá habitam, o grupo se mobilizou para comprar o remanescente da floresta, criando a RPPN Pedra D’Antas, no interior de Pernambuco – hoje um santuário de aves magníficas, como o pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa). Esse é um dos apuros – seguidos de vitórias – contados no livro 15 Histórias de Conservação – Comunidades, pessoas e aves que marcaram a nossa vida, que celebra os 15 anos da ONG.

Nosso país é o segundo com a maior diversidade de aves no mundo, contando com 1.919 espécies registradas – quase 20% de todas as espécies existentes no planeta. Mas também é o primeiro em número de espécies ameaçadas, 171. Estes dados são suficientes para entender a importância do trabalho de uma entidade que utiliza a conscientização ambiental e o engajamento da população como motor para proteger aves e ambientes.

Maçarico-acanelado - Pesquisa e amor pelas aves
O maçarico-acanelado (Calidris subruficollis), vulnerável à extinção.

15 histórias de conservação, pesquisa e amor pelas aves

Nos seus 15 anos de existência, a SAVE Brasil teve papel fundamental na criação de várias unidades de conservação e redes de proteção que beneficiam diretamente cerca de 600 espécies de aves, das quais 58 estão ameaçadas. As atividades desenvolvidas abrangem todo o Brasil, com vários projetos de campo nos biomas Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pampa.

Mas conservar a biodiversidade é um trabalho difícil e que custa caro, sobretudo em um país de dimensões continentais, com muitas espécies ameaçadas em áreas distantes e de difícil acesso. Não à toa, o livro revela a forma de atuação da SAVE Brasil, a fim de inspirar e auxiliar outros grupos que também queiram assumir o compromisso da preservação ambiental.

Ornitologia no Brasil:

“As 15 histórias de conservação contadas no livro são casos de sucesso. Quando decidimos fazer uma publicação para celebrar nossos 15 anos, tínhamos uma certeza, queríamos um livro que mostrasse o modelo SAVE de fazer conservação: com embasamento científico e expondo nossa veia humana, fatores centrais no nosso trabalho. E eu sinto que conseguimos. A obra traz o nosso conhecimento e a nossa sensibilidade por meio de uma leitura leve e apaixonante”, afirma Pedro F. Develey, diretor da SAVE Brasil.

O livro 15 Histórias de Conservação – Comunidades, pessoas e aves que marcaram a nossa vida foi escrito por Pedro Develey, Jaqueline Goerck e Maura Campanili, com projeto gráfico de Ciro Girardi e edição de Guto Carvalho. A versão impressa é oferecida como presente a todos que aderirem à assinatura do plano Amigos da SAVE Brasil (R$ 10,00/mês). Para assinar acesse savebrasil.org.br.

Sobre a SAVE Brasil:

A SAVE Brasil é uma ONG que há 15 anos trabalha com foco na conservação das aves brasileiras. Representa no Brasil a aliança BirdLife International, presente em mais de 120 países. A organização atua de maneira participativa e elabora e implementa estratégias e ações de conservação com organizações locais e nacionais, órgãos governamentais, empresas, líderes comunitários, pesquisadores e membros da sociedade civil. Atua hoje em nove estados brasileiros, com oito projetos de conservação da biodiversidade e um projeto de engajamento de pessoas, o Cidadão Cientista.

Comentários do Facebook