Educação AmbientalMeio Ambiente

Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos

Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos: 3 de dezembro é dia de lutar pelas pessoas, animais e meio ambiente. Celebramos nesta data a luta mundial contra os agrotóxicos, uma conhecida ameaça para desenvolvimento sustentável.

3 de dezembro

3/12/2020 ::  Por Josué Fontana

Neste dia 3 de dezembro celebramos o Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos.

Permacultura
Permacultura

A data foi escolhida pela Pesticide Action Network para lembrar da tragédia de Bhopal (1984), quando uma fábrica de agrotóxicos da Union Carbide (Dow Chemical) liberou um gás tóxico e matou cerca de 8000 pessoas em apenas 3 dias, deixando consequências graves na população até hoje.

Além do enorme número de mortes, milhares de outras pessoas ficaram com danos no sistema nervoso e outros ferimentos físicos.

O uso de pesticidas tóxicos está intimamente ligado às monoculturas e à agroindústria, duas das principais causas de desmatamento e devastação para as comunidades que dependem das florestas.

Em 2019 o Brasil tornou-se o país onde mais se usa agrotóxicos no mundo. No mesmo ano, foi divulgado que é produzido em larga escala a sulfuramida, proibido no mundo todo, exceto no Brasil. Segundo estudo italiano, a sulfuramida está relacionado ao aumento da infertilidade masculina e até mesmo a diminuição do tamanho do pênis.

International Day Against Pesticide Use

Indicadores ambientais
Indicadores ambientais

Milhares de jovens, às vezes com menos de 18 anos, são quimicamente castrados pelo DDCT (Bromocloropropano), que deixou de ser fabricado nos Estados Unidos em 1970.

O uso negligente de agrotóxicos tem causado diversas vítimas fatais, além de abortos, fetos com malformação, suicídios, câncer, dermatoses e outras doenças.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, há 20 000 óbitos por ano em consequência da manipulação, inalação e consumo indireto de pesticidas nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Já foram registrados casos de transmissão de leucemia para o feto por mulheres que estiveram em contato com agrotóxicos durante a gravidez.

Como essas substâncias são de fácil acesso a ingestão de agrotóxicos foi facilitada e tornou-se o método de suicídio mais comum em todo o mundo, respondendo por um terço de todos os suicídios, sobretudo na Ásia, África, América Central e América do Sul. Os casos fatais são numerosos, particularmente em áreas rurais.

Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o uso intenso de agrotóxicos levou à degradação dos recursos naturais – solo, água, flora e fauna -, irreversível em alguns casos, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos. Além de agredir o ambiente, a saúde também pode ser afetada pelo excesso dessas substâncias.

Agroecológica - agroecologia
Agroecologia

Existem cerca de 15 000 formulações para 400 agrotóxicos diferentes, sendo que cerca de 8 000 encontram-se licenciados no Brasil, que é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos apontou problemas de contaminação em vários produtos agrícolas, como o pimentão, o morango e o pepino, que lideraram o ranking dos alimentos com o maior número de amostras contaminadas, em 2010. Nessas amostras, a Anvisa detectou a presença de resíduos de agrotóxicos acima do permitido e o uso de agrotóxicos não autorizados para essas culturas

Estudos e referências:

Comentários do Facebook