Uma vida decodificada
Uma vida decodificada: Uma vida decodificada é a história triunfante de uma das figuras mais fascinantes e controversas da ciência mundial.
O Padrinho da Biologia Sintética e “arquiteto” do Projeto Genoma Humano. Na sua narrativa instigante e inspiradora, Venter conta o drama sem paralelos da busca pelo genoma humano, uma historia que compreende doses iguais de politica (pessoal e coletiva) e ciência.
Uma vida decodificada
Supostamente havia um sentimento entre a comunidade científica de que uma vez que tivéssemos sequenciado o genoma humano, seria apenas uma questão de tempo até que todas as doenças conhecidas fossem curadas. Mas após a conclusão, o genoma é uma caixa de Pandora.

Os 80% do genoma inicialmente considerado DNA lixo eletrônico era um verdadeiro microverso de efeitos epigenéticos anteriormente desconhecidos. Para citar erroneamente Haldane: “a biologia não é apenas mais complexa do que supomos, é mais complexa do que podemos supor”.
Venter conta o que o levou a picos de incrível satisfação, enquanto liderava um pequeno e dedicado exército de cientistas, computadores e robôs para conseguir o que parecia impossível, e também a mergulhos em buracos negros de depressão, enquanto enfrentava a oposição dos laureados do Prêmio Nobel e de altas autoridades governamentais, de colegas e até mesmo de sua esposa.
Também revela como foi o primeiro a ler e a interpretar o próprio genoma e o que significara a todos fazer o mesmo. Descreve sua recente expedição a vela para sequenciar a vida microbiana oceânica, bem como sua tentativa inédita de criar vida sintética.

Eis uma das principais cronicas cientificas da nossa época, contada pelo homem que venceu adversidades para que tudo isso acontecesse.
John Craig Venter – Uma vida decodificada
Venter é um proeminente bioquímico e empresário americano. É conhecido por seus trabalhos pioneiros no sequenciamento do genoma humano e mais recentemente por seu papel na criação de uma forma de vida artificial.
Venter fundou a empresa Celera Genomics, The Institute for Genomic Research e o J. Craig Venter Institute. Trabalha atualmente neste último, onde desenvolve pesquisas acerca da criação de organismos biologicamente sintéticos e publicação de descobertas genéticas no campo da oceanografia.
Fez parte da lista publicada pela revista Time em 2007 e 2008, como uma das pessoas mais influentes do mundo. Em maio de 2010 Craig Venter anunciou o que foi rapidamente considerado o primeiro grande avanço científico do milénio, ao sintetizar pela primeira vez vida artificial.