A aparição do Tubarão-baleia
A aparição do Tubarão-baleia: O magnífico animal (que é cada vez mais raro) foi visto pelos mergulhadores próximo da Praia de Boa Viagem em 2011. Foi o primeiro registro da espécie na região.
Vídeo: A aparição do Tubarão-baleia
A reportagem do programa Fantástico foi exibida em 2011. O tubarão-baleia é o maior de todos os tubarões. O que apareceu tinha uns oito metros. Foi o primeiro da espécie a ser visto nesta região do Recife.
O tubarão baleia não representa perigo significativo para os humanos. Eles são dóceis e às vezes permitem que os nadadores os toquem ou que nadem ao seu lado, embora essa pratica seja desencorajada por cientistas e conservacionistas.
Alimentação – A aparição do Tubarão-baleia
O tubarão baleia é um filtrador. Eles se alimentam de plâncton, incluindo copépodes, krill, ovos de peixes, larvas de caranguejos, bem como pequenas lulas e peixes. Também se alimenta de nuvens de ovos durante a desova em massa de peixes e corais. Acredita-se que um tubarão baleia jovem precisa ingerir em média 21 kg de plâncton por dia
As muitas fileiras de dentes não desempenham papel na alimentação. A alimentação acontece através da filtração, em que o animal abre a boca e nada para frente, empurrando água e comida para a boca, a água então é expulsa da boca através das brânquias retendo o alimento.
Em ambos os casos as almofadas filtradoras, semelhantes a peneiras, servem para separar a água da comida.
Espécie Em perigo
Não existe uma estimativa populacional mundial de tubarões baleia. A espécie é considerada Em perigo pela UICN, devido aos impactos da pesca, lesões provocadas por embarcações e capturas em redes pesca, isto somado com a reprodução lenta da espécie devido ao fato de que demoram para amadurecer, torna os tubarões extremamente vulnerável a pressões.
Você precisa fazer login para comentar.