A Célula Eucariótica
A Célula Eucariótica: Eucariotos são os organismos cujas células têm um núcleo individualizado em um envelope nuclear. São mais complexas do que as procarióticas, pois, além de terem núcleo, possuem diversas organelas.
A Célula Eucariótica
20/10/2020 :: Por Josué Fontana
As células eucarióticas (eucariontes) possuem um envoltório nuclear que protege o material genético. O domínio Eukaryota é um dos três domínios da vida. Os dois outros domínios são Bactérias e Archaea que juntos representam os os procariotos.
As células eucarióticas normalmente contêm organelas ligadas à membrana, como mitocôndrias e aparelho de Golgi.
Além de serem unicelulares, os eucariotos também podem ser pluricelulares e incluir muitos tipos de células formando diferentes tipos de tecido. Em comparação, os procariontes são tipicamente unicelulares.
Os cloroplastos podem ser encontrados em plantas e algas. Essas organelas são exclusivas dos eucariotos.
Eucarioto = núcleo verdadeiro
Os eucariotos podem se reproduzir assexuadamente por meio da mitose e sexualmente por meio da meiose e fusão de gametas. Na mitose, uma célula se divide para produzir duas células geneticamente idênticas. Na meiose, a replicação do DNA é seguida por duas rodadas de divisão celular para produzir quatro células-filhas haplóides.
Eles agem como células sexuais (gametas). Cada gameta tem apenas um conjunto de cromossomos, cada um deles uma mistura única do par correspondente de cromossomos parentais resultantes da recombinação genética durante a meiose
Os eucariotos representam uma pequena minoria do número de organismos vivos. Todavia, seu tamanho geralmente é muito maior, portanto sua biomassa coletiva mundial é estimada em aproximadamente igual à dos procariotos.
Estudos e referências:
- Luketa S. (2012). “New views on the megaclassification of life” (PDF). Protistology.
- Mayr, Ernst (1998). “Two empires or three?”. PNAS
Você precisa fazer login para comentar.