ConservaçãoOrnitologiaZoologia

Akialoa, um inteiro gênero de aves perdido

Akialoa, um inteiro gênero de aves perdido: o governo dos Estados Unidos acaba de anunciar a extinção de 23 animais, sendo 11 deles espécies de aves. Um desses pássaros — Kauai akialoa (Akialoa stejnegeri) — pertence a um gênero cujas espécies estão, agora, todas extintas.artigo original www.biologo.com.br

Akialoa, um inteiro gênero de aves perdido

1/10/2021 :: Marco Pozzana, biólogo

O Havaí, por estar isolado do continente, tem uma alta taxa de endemismo na sua fauna e flora. Mas também tem mais espécies ameaçadas de extinção e perdeu uma porcentagem maior de suas espécies endêmicas do que qualquer outro estado dos EUA.

Akialoa stejnegeri - Hemignathus procerusE a biodiversidade havaiana acaba de ficar oficialmente mais pobre com a divulgação do relatório do governo americano. Nele estão listadas oito espécies de aves e uma planta endêmicos das ilhas havaianas. 

Entre essas aves nativas extintas, estava listado o Kauai akialoa (Akialoa stejnegeri), espécie pertencente à subfamília Carduelinae, família Fringillidae. Endêmica da ilha de Kauai, teria sido extinta no século XX devido à introdução de doenças aviárias e perda de habitat.

Akialoa stejnegeri

Akialoa, um inteiro gênero de aves perdido
© David Eickhoff

O Akialoa stejnegeri tinha cerca de 18 cm de comprimento e um bico curvado para baixo muito longo.

Os machos adultos eram amarelo-oliva brilhante na parte superior, garganta, no seio e nas laterais do corpo. Na parte inferior, eram amarelo. As fêmeas, entretanto, tinham a coloração cinza-esverdeadas e um bico mais curto.

Quase nada se sabe acerca do comportamento do Akialoa stejnegeri. No entanto, acredita-se que a ave vivia em florestas de altitude e usava seu bico especialmente adaptado para alcançar o néctar de flores como as lobélias. Insetos sob a casca das árvores também podiam fazer parte da dieta.  

Da descoberta à extinção

A Lei de Reserva Florestal de 1903 foi criada para proteger as florestas e bacias hidrográficas dos rios na ilha. Em 1907, a Legislatura Territorial do Havaí aprovou uma lei para proteger todas as aves nativas. Em 1964, dois cientistas, F. Richardson e J. Bowles, publicaram uma pesquisa com as aves de Kauai e apresentaram ao mundo a existência frágil dessas belas aves.

O Akialoa stejnegeri foi registrado como espécie em extinção em 1967 sob a Lei federal de Espécies Ameaçadas. Em seguida, iniciaram-se pesquisas de aves em Kauai de 1968 a 1973. Um extenso trabalho com outra ave rara da floresta Kauai, contudo, não revelou nenhum avistamento do Akialoa. Em setembro de 2021, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA declarou a extinção da espécie, seguindo a IUCN.

Mudança climática, um problema para a conservação das aves havaianas

Aquecimento dos oceanos

A extinção do Akialoa stejnegeri foi atribuída principalmente à degradação do habitat e introdução de doenças aviárias. No entanto, para a conservação da avifauna nativa das ilhas, a principal ameaça agora é a mudança climática, dificultando a recuperação de espécies, trazendo secas, inundações, incêndios florestais e mudanças de temperatura.

“Estamos vendo declínios populacionais muito dramáticos associados ao aumento de mosquitos, que é um resultado direto da mudança climática” – Michelle Bogardus, do Escritório de Pesca e Vida Selvagem das Ilhas do Pacífico.

A forma como as espécies são salvas também está mudando. O foco não está mais em indivíduos. As autoridades dizem que o objetivo atual é preservar seu habitat, o que aumenta as chances de sobrevivência das espécies que vivem lá.

Estudos e referências:
Comentários do Facebook