ConservaçãoMamíferosMastozoologiaZoologia

Cavalo-de-przewalski

Cavalo-de-przewalski: rara subespécie de cavalo selvagem, o Equus ferus przewalskii é nativo das estepes da Ásia Central. Chegou a ser considerado extinto na natureza, até que programas de reprodução em cativeiro mudaram este cenário.artigo original www.biologo.com.br

Cavalo-de-przewalski: um animal raro de volta à natureza

13/7/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo

Subespécie descrita em 1881 por Ivan Semyonovich Polyakov (1845-1887), zoólogo, antropólogo e etnógrafo russo, o cavalo-de-przewalski (Equus ferus przewalskii) permanece com sua posição taxonômica controversa.

cavalo-de-przewalski (Equus ferus przewalskii)
Equus ferus przewalskii © Joe Ravi

Isto ocorre uma vez que não existe consenso sobre se é uma subespécie, uma espécie ou uma variedade do cavalo domesticado. Todavia, sabe-se que é um equídeo de características únicas, raro e ameaçado de extinção.

Foi por muito tempo considerado o único cavalo remanescente verdadeiramente selvagem, posto que o Mustang americano ou o Brumby australiano, são cavalos selvagens descendentes de animais domesticados.

Polêmica

Até esta suposição foi alvo de contestação após análise de DNA em 2018. O status de domesticação desses animais continua sendo questionado e sua posição taxonômica ainda é debatida.

Alguns taxonomistas tratam o cavalo-de-przewalski como uma espécie (E. przewalskii), outros como uma subespécie de cavalo selvagem (E. ferus przewalskii) ou mesmo como uma variedade do cavalo domesticado (E. caballus).

przewalski's horse | Explore Tumblr Posts and Blogs | Tumgir

Equus ferus przewalskii (I. S. Polyakov, 1881)

Também chamado de takhi, cavalo selvagem mongol ou cavalo dzungariano, o cavalo-de-przewalski possui várias características genéticas que o difere do cavalo doméstico moderno, indicando parentesco distante entre estes. Suas linhagens se separaram de um ancestral comum entre 38.000 e 160.000 anos atrás, ou seja, muito antes da domesticação dos cavalos.

O cavalo do Przewalski é robusto, menor e mais baixo do que seus parentes domesticados. A altura geralmente vai de 1,22 a 1,42 m. O peso é de cerca de 300 kg. Eles têm uma pelagem de cor castanha parda e a crina de cor negra.

Cavalo-de-przewalski: um animal raro de volta à natureza

Conservação

Após ser considerado extinto na natureza, foi feito um esforço para reproduzir e reintroduzir o cavalo-de-przewalski no ambiente selvagem. Em 1977, a Fundação para a Preservação e Proteção do Cavalo Przewalski foi fundada em Roterdã, na Holanda. Assim, foi iniciado um programa de intercâmbio entre populações cativas de zoológicos em todo o mundo para reduzir a endogamia, para em seguida começar um programa de reprodução próprio.

Com o programa, o rebanho conseguia finalmente adquirir diversidade genética. A partir de 1998, trinta e um cavalos também foram soltos na Zona de Exclusão de Chernobil na Ucrânia e na Bielorrússia, evacuados após o acidente nuclear, que agora serve como uma reserva natural de fato deserta.

leia também: Quaga
leia também: Quaga

Embora a caça tenha afetado as populações, a partir de 2019 a população estimada na zona de Chernobyl era de mais de 100 indivíduos. Infelizmente, o maior programa de criação em cativeiro do mundo para os cavalos-de-przewalski fica na reserva Askania Nova, na Ucrânia, um dado preocupante, uma vez que encontra-se em zona de guerra.

De qualquer modo, a espécie foi introduzida em outros lugares da Europa e Ásia, e apesar das dificuldades para a conservação as populações vem crescendo aos poucos. Segundo a IUCN, é uma espécie ameaçada, portanto os esforços de conservação devem prosseguir contando com a ajuda dos governos e dos homens.

Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook