Cloroplasto
O Cloroplasto: Cloroplastos são as organelas das células vegetais responsáveis pelo fenômeno da fotossíntese. Vejamos aqui as principais características dessas estruturas e também uma animação em vídeo fazendo um ‘mergulho” na célula vegetal.
Cloroplastos e a “mágica” da fotossíntese
15/6/2021 :: Por Josué Fontana
Os cloroplastos operam a “mágica” da fotossíntese, graças a presença da clorofila, pigmentos fotossintéticos responsáveis pela cor verde das folhas, mas também pela tarefa de captura da energia da luz solar, convertendo e armazenando-a nas moléculas de energia ATP e NADPH, enquanto libera o oxigênio da água em células vegetais.

Os cloroplastos usam então o ATP e o NADPH para elaborar moléculas orgânicas a partir do dióxido de carbono em um processo conhecido como ciclo de Calvin.
Mas as importantes atividades operadas pelos cloroplastos não param aí — eles realizam diversas outras funções, como a a resposta imune nas plantas, a síntese de ácidos graxos, grande parte da síntese de aminoácidos, entre outras.
A fotossíntese é o processo físico-químico que ocorre nas células vegetais de conversão do gás carbônico e água em carboidratos, como a sacarose ou o amido.
Vídeo: um ‘mergulho” na célula vegetal

Um cloroplasto é um tipo de organela conhecido como plastídio, caracterizado por suas duas membranas e uma alta concentração de clorofila. Outros tipos de plastídios, como o leucoplasto e o cromoplasto, contêm pouca clorofila e não realizam a fotossíntese.
Curiosidades:
- A palavra cloroplasto é derivada das palavras gregas chloros (verde), e plastes (aquele que forma).
- Os cloroplastos são dinâmicos – circulam e se movem dentro das células vegetais e, ocasionalmente, se comprimem em dois para se reproduzir.
- Seu comportamento é influenciado por fatores ambientais, principalmente a natureza e intensidade da luz.
- Os cloroplastos contêm seu próprio DNA. Os biólogos acreditam que ele o herdou de seu ancestral – uma cianobactéria fotossintética englobada por uma célula eucariótica primitiva.
Cloroplastos em células do musgo Bryum capillare - Os cloroplastos não podem ser produzidos pela célula vegetal e devem ser herdados por cada célula filha durante a divisão celular.
- São versáteis, pois podem se tornar outros tipos de organelas.
- O cloroplasto produz 10 por cento das proteínas de que necessita para fazer seu trabalho. O resto vem do DNA no núcleo da célula.
- Aristóteles já havia notado que as plantas precisavam de luz solar para adquirir a sua cor verde, mas foi somente em 1771 que a fotossíntese começou a ser estudada.
Fontes e referências:
- Keeling PJ. “Diversity and evolutionary history of plastids and their hosts”. American Journal of Botany. (em inglês).
- Burgess J (1989). An introduction to plant cell development (Pbk. ed.). Cambridge: Cambridge university press. (em inglês).
- “Chloroplast in a plant cell”. Tumeggy / Science photo library (em inglês).