Dia Nacional da Mata Atlântica
Dia Nacional da Mata Atlântica (27/5): Nessa data celebramos a enorme riqueza biológica da Mata Atlântica, e suas diversas espécies endêmicas. É sobretudo um dia para lembrar a importância da preservação da mesma!
Dia da Mata Atlântica(27/5)
revisado em 27/5/2024 :: Por Josué Fontana
Uma floresta de riqueza incalculável. Assim é a nossa Mata Atlântica, resistindo ao ataque do homem desde a colonização europeia — a região é ocupada por seres humanos há mais de 10 000 anos, mas foi somente no século XX que a Mata Atlântica sofreu o maior desmatamento, restando hoje menos de 20% da cobertura vegetal original.
Atualmente calcula-se que cerca de 15% da floresta persiste, a maior parte em pequenos fragmentos de floresta secundária. Todavia, nos últimos anos até que a floresta tem sido relativamente protegida, principalmente quando comparamos com outros biomas como o Cerrado e a Floresta Amazônica.
27 de maio
A data foi estabelecida por Decreto Federal em 21 de setembro de 1999. O dia escolhido refere-se ao 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento em que descrevia pela primeira vez a diversidade das florestas tropicais.
Celebrar e promover a conservação
A região da Serra do Mar, no estado de São Paulo, concentra o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do País – e é neste contexto em que está localizado o Parque das Neblinas, reserva ambiental implantada e gerenciada pelo Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos, fundada em 1999.
Abaixo, um documentário e artigos especiais sobre o bioma:
♣ Mata Atlântica e os ciclos da vida: Documentário > Um grande documentário sobre a vida selvagem dos animais na Mata Atlântica e sua luta pela sobrevivência. Através dos olhos do Macuco, pássaro símbolo da adaptação e sobrevivência, nós visitamos o restantes da cobertura original da Mata Atlântica, uma das maiores biodiversidades do planeta.
♣ Empobrecimento da Mata Atlântica: Artigo > A área coberta por Mata Atlântica se mantém praticamente estável há 30 anos, mas as florestas antigas perdem terreno para novas formações com menor biodiversidade e estoque de carbono. Desde o final da década de 1980, a área nativa de Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do país, tem se mantido relativamente estável.
♣ Mata Atlântica, floresta de bichos pequenos: Artigo > Os animais de grande porte escassearam e os pequenos se tornaram dominantes, mas praticamente não houve extinções globais na Mata Atlântica, de acordo com estudos realizados a partir da base de dados Atlantic Series.
♣ Mata Atlântica: Artigo > A fauna de vertebrados endêmica é formada principalmente por anfíbios (grande variedade de anuros), mamíferos e aves. Da flora, estima-se que 55% das espécies arbóreas e 40% das não-arbóreas são endêmicas. Observa-se também que 39% dos mamíferos dessa floresta são endêmicos, inclusive 15% dos primatas brasileiros, como o mico-leão-dourado.
Vamos lutar para não perder nem mais uma árvore!
Fontes e referências:
- SILVA, L. A.; SCARIOT, A (2003). «Composição florística e estrutura da comunidade arbórea em uma Floresta Estacional Decidual em afloramento calcário» (PDF). Acta. Bot. Bras
- TABARELLI, M.; et al. (2005). «Desafios e oportunidades para a conservação da Mata Atlântica brasileira».
- Martius, C. F. P. von (1943, 1951). A fisionomia do reino vegetal no Brasil. Tradução de E. Niemeyer e C. Stellfeld. Arquivos do Museu Paranaense
Você precisa fazer login para comentar.