BiomédicasMicrobiologia

Exposição Pasteur, o Cientista

Exposição Pasteur, o Cientista: Exposição interativa no Sesc Interlagos celebra a vida e as descobertas de Louis Pasteur. De 6 de fevereiro a 26 de julho de 2020. Entrada gratuita.

Exposição Pasteur, o Cientista

Um gênio da ciência, um pesquisador obstinado e um mestre na difusão de informações. Louis Pasteur, nascido no interior da França em 1822, de uma família de curtidores de couro, fez avançar a Química e a Medicina no século XIX e, como um dos criadores da Microbiologia, redefiniu horizontes ao provar que existem micro-organismos e ao definir como se reproduzem, proliferam e colonizam outros organismos – e são responsáveis pelas doenças infecciosas.

Louis Pasteur
Louis Pasteur

Estudou germes, vírus, fungos e demais “seres infinitamente pequenos”. Estabeleceu, assim, novos paradigmas para as ciências e novos procedimentos inclusive para a Medicina, salvando incontáveis vidas ao introduzir a assepsia nos cuidados com doentes. Antes disso, era comum que os médicos sequer lavassem as mãos nos atendimentos.

Pesquisador respeitado entre seus pares – era de um extremo rigor nos métodos -, ganhou fama mundial também junto ao grande público ao descobrir a vacina contra a raiva, em 1885. No Brasil, tinha muitos seguidores e admiradores, entre os quais o imperador Pedro II. Oswaldo Cruz foi um dos cientistas que trabalharam na esteira de suas realizações.

Os feitos desse homem, que ainda em vida já era lenda, podem ser vistos na mostra PASTEUR, O CIENTISTA, no Sesc Interlagos de 6 de fevereiro a 26 de julho, ocupando 730 m² de área expositiva, organizada e concebida pela Universcience– órgão do Ministério da Cultura da França – e é uma realização no Brasil do Sesc São Paulo, com patrocínio da Sanofi Brasil e do Magazine Luiza e apoio da Embaixada da França no Brasil e Museu da Vida.

Exposição celebra a vida e obra de Pasteur

“Embora atualmente pareça absurdo pensar num sapo surgir da lama, tal ideia era aceita até meados do século XIX”, diz Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo. “Para que uma concepção acertada quanto à geração da vida se estabelecesse, foram necessários esforços que contaram com um dos cientistas mais importantes da modernidade, Louis Pasteur, responsável por revolucionar campos do conhecimento como a biologia e a medicina. Esta mostra é uma oportunidade de atualizar o compromisso social do Sesc na divulgação da cultura. No contexto da ciência, traz lições valiosas para aplicarmos em todas as esferas da vida: a abertura constante ao diálogo e às críticas, a recusa a dogmatismos e a verdade enquanto norte de um esforço coletivo”.

Vida e obra de Pasteur

A exposição apresenta e celebra a vida e obra de Pasteur através de vídeos, grafismos, animações, projeções, textos e desenhos. Estreou no Palais de la Découverte, em Paris, em dezembro de 2017, ficando em cartaz até agosto de 2018 – e será apresentada agora, pela primeira vez, para um país estrangeiro[1]. Ali, o visitante não apenas conhece a ciência do século XIX – época de desenvolvimento e inovações – mas revive as descobertas de Pasteur em experiências interativas.

[1] O ciclo de exposições da Cité de la Science sobre grandes realizadores da ciência se iniciou com Leonardo da Vinci em 2012 (“Léonard de Vinci, projets, dessins, machines”) e prosseguiu com Darwin em 2015 (“Darwin l’original” )

A exposição faz uma permanente contextualização da trajetória de Louis Pasteur, principalmente em relação aos acontecimentos da Europa e às descobertas do chamado século das invenções – em que surgiram o trem, a fotografia e o cinema, os motores a explosão, dirigíveis, telégrafo, telefone, iluminação pública e tantos outros símbolos da modernidade.

Mais que tudo, PASTEUR, O CIENTISTA traz à discussão a valorização da ciência e do ato histórico como elemento constituinte não somente da memória e da identidade mas como a mais sólida base para o crescimento e o desenvolvimento da humanidade.

História da Medicina

PASTEUR, O CIENTISTA

De 6 de fevereiro a 26 de julho de 2020. Visitação: quarta a domingo e feriados, 10h às 17h. Ingresso: Grátis
Recomendação etária: Livre. Agendamento de grupos: bit.ly/sesc-interlagos-agendamento

Sesc Interlagos | Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial, São Paulo/SP. Funcionamento: quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h
Entrada: Grátis. Estacionamento: R$ 12,00 Credenciados | R$ 24,00 Visitantes. Programação completa em sescsp.org.br/interlagos

Comentários do Facebook