Flamingo-dos-andes
Flamingo-dos-andes: ave — Phoenicoparrus andinus — característica das montanhas andinas da América do Sul, era classificada no gênero Phoenicopterus até 2014. De acordo com a IUCN, com as populações em queda, está vulnerável pelos efeitos da mineração.
Flamingo-dos-andes, impactado pela mineração
31/5/2022 :: por Marco Pozzana, biólogo
O flamingo-dos-andes é um animal vulnerável, devido principalmente ao impacto da mineração e ações humanas que degradam seu habitat, nas zonas úmidas da cordilheira dos Andes, sul do Peru ao noroeste da Argentina e norte do Chile.
Juntamente com o Flamingo-da-puna, (Phoenicoparrus jamesi), também conhecido como flamingo-de-james são os únicos representantes do gênero Phoenicoparrus. O flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis), o flamingo-dos-andes e o Flamingo-da-puna são ambos simpátricos, com suas colônias compartilhando até áreas de nidificação.
São animais filtradores, com a dieta bem variada que inclui peixes e diversos invertebrados, além de plantas vasculares a microalgas. Alimentam-se buscando recursos em águas rasas e salgadas, no fundo do lago para pequenas partículas, principalmente diatomáceas. São esses alimentos (algas e pequenos crustáceos) que dão às suas penas a coloração rosada.
É o maior flamingo dos Andes e um dos dois flamingos mais pesados. Distingue-se das outras espécies por sua mandíbula inferior mais profunda e filamentos filtrantes bem longos na maxila. É o único com pernas amarelas e pés de três dedos.
São migratórios, capazes de viajar grandes distâncias em um único dia, visitando até áreas da Amazônia brasileira, bem como o litoral do sul do Brasil. Vivem em lagos salgados no verão e migram para as zonas úmidas mais baixas no inverno, possivelmente para fugir da extrema aridez das salinas durante o inverno.
Mineração x Conservação
As escavações de mineração que ocorrem no final da estação chuvosa do verão tem sido um grave problema para as populações. O habitat do flamingo-dos-andes é rico em bórax (borato de sódio ou tetraborato de sódio), mineral tóxico em altas doses para animais como o flamingo.
Um estudo no Lago Salinas, no Peru, mostrou que empresas de mineração se estabeleceram perto de locais de nidificação dos flamingos, impactando até na reprodução dos mesmos, além de aumentar a mortalidade.
O turismo não regulamentado também afetou a região. Como resultado da mineração e do turismo, novas rodovias estão sendo construídas nos Andes. Estas estradas hoje se encontram ao longo do habitat dos flamingos.
Somente em 2020 o flamingo-dos-andes foi adicionado à lista de espécies ameaçadas, por isso, poucos planos foram implementados para sua proteção.
Felizmente, conservacionistas estão buscando soluções para proteger esses animais do impacto da mineração, além de buscar recursos para implementar a educação ambiental na região.
Fontes e referências:
- Torres et al., A multi-locus inference of the evolutionary diversification of extant flamingos (Phoenicopteridae),BMC Evolutionary Biology 2014, 14:36 (em inglês).
- Ugarte-Nunez, J and Mosaurieta, L. 2000. “Assessment of threats to flamingos at the Salinas and Aguada Blanca National Nature Reserve (Arequipa, Peru)” Waterbirds (em inglês).
- Andean flamingo – Wikipedia (em inglês).
- BirdLife International. 2020. Phoenicoparrus andinus. The IUCN Red List of Threatened Species 2020: e.T22697387A182422217. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2020-3.RLTS.T22697387A182422217.en. Accessed on 01 June 2022.
Você precisa fazer login para comentar.