Foca-monge-do-havaí
Foca-monge-do-havaí: espécie ameaçada (Neomonachus schauinslandi) endêmica das ilhas havaianas, é uma das duas espécies de foca-monge existentes. Vale lembrar que a outra que existia, a foca-monge-do-caribe, foi extinta pela ação humana no fim do século XX.
Foca-monge-do-havaí, ameaças nas águas cristalinas
8/6/2022 :: por Marco Pozzana, biólogo
A fascinante fauna do Havaí é repleta de espécies endêmicas, graças ao isolamento natural do arquipélago que permitiu uma evolução única de animais e plantas. O problema é que o impacto da ocupação humana tem levado uma parte dessas formas de vida para a extinção.
É nas águas quentes desse cenário paradisíaco, mas com significativos problemas ambientais, que a foca-monge-do-havaí está inserida. Junto com o morcego havaiano (Aeorestes semotus) — também ameaçado de extinção —, é um dos dois únicos mamíferos endêmicos das ilhas.
A espécie está ameaçada, com uma pequena população de cerca de 632 animais maduros, segundo a IUCN. O numero total de indivíduos vem caindo e é calculado atualmente em torno de 1.400 animais, população que depende de planos de conservação para persistir.
Neomonachus schauinslandi (Matschie, 1905)
Mamífero pinípede da família Phocidae, a N. schauinslandi é uma espécie de foca sem orelha. No corpo destaca-se a pelagem cinza com uma barriga branca. A cabeça é relativamente pequena e achatada com grandes olhos negros, oito pares de dentes e focinho curto com a narina no topo do focinho e vibrissas nas laterais.
As fêmeas adultas tendem a ser, em média, ligeiramente maiores, indo de 180 a 270 kg e 2,4 m de comprimento. Os machos adultos têm de 140 a 180 kg de peso e 2,1 metros de comprimento. A expectativa de vida máxima é de 25 a 30 anos.
Esta foca é uma hábil caçadora de animais como peixes, lagostas, polvos e lulas. Excelente nadadora. dotada de um corpo forte e anatômico impulsionado pelas nadadeiras traseiras que permitem ganhar notável velocidade no nado. Suas narinas se fecham quando o animal mergulha.
Conservação
Muitas focas-monge exibem cicatrizes de ataques de tubarões, mas o que preocupa os biólogos são as marcas causadas por redes e equipamentos de pesca. Enredamento nessas redes não são raros e podem ferir ou afogar as focas.
Outro fator preocupante são os níveis muito baixos de variação genética, que enfraquece os animais tornado-os suscetíveis à doenças genéticas. Outras ameaças para a conservação desses animais são os detritos e a poluição marinha, entre outras.
Organizações estão em ação para proteger a foca-monge-do-havaí. A NOAA stá financiando pesquisas sobre a dinâmica e saúde da população juntamente com o Marine Mammal Center. A NOAA também recrutou uma rede de voluntários para proteger as focas enquanto elas se aquecem ou dão à luz e amamentam seus filhotes.
Fontes e referências:
- “Monk Seal: Population Size and Threats”. Pacific Islands Regional Office, NOAA Fisheries, Dept. of Commerce. (em inglês).
- Schultz J, J. K.; Baker J; Toonen R; Bowen B (2009). “Extremely Low Genetic Diversity in the Endangered Hawaiian Monk Seal (Monachus Schauinslandi)”. Journal of Heredity. 1. 100 (1): 25–33. doi:10.1093/jhered/esn077. PMID 18815116 (em inglês).
- Baker, J; Johanos, Thea C. (2004). “Abundance of the Hawaiian Monk Seal in the Main Hawaiian Islands”. Biological Conservation. doi:10.1016/S0006-3207(03)00181-2 (em inglês).
- Hawaiian monk seal – Wikipedia.org (em inglês).
- Littnan, C., Harting, A. & Baker, J. 2015. Neomonachus schauinslandi. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T13654A45227978. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-2.RLTS.T13654A45227978.en. Accessed on 08 June 2022. (em inglês).
Você precisa fazer login para comentar.