Novas espécies de escorpião
Novas espécies de escorpião: estudantes do ensino médio descreveram duas novas espécies de escorpiões do gênero Paruroctonus, família Vaejovidae São endêmicas de leitos de lagos secos dos desertos da Califórnia.
Novas espécies de escorpião descritas por estudantes
17/8/2022 :: por Marco Pozzana, biólogo
Graças aos esforços de dois estudantes do ensino médio da Bay Area e da Academia de Ciências da Califórnia, a ciência tem dois novos escorpiões em sua lista de espécies.
Os naturalistas iniciantes colaboraram com a curadora de aracnologia Lauren Esposito, Ph.D., para descrever formalmente a espécie em um estudo publicado no dia 15 de agosto na revista científica ZooKeys, artigo no qual são os autores principais.
Os estudantes, que são usuários da plataforma científica da comunidade iNaturalist, descobriram os escorpiões enquanto vasculhavam as milhares de observações enviadas por outros usuários do estado americano da Califórnia.
Eles encontraram em 2019 uma espécie de escorpião desconhecida no iNaturalist, observada perto do lago Koehn – um lago no deserto de Mojave – que permaneceu não identificada desde que foi carregada seis anos antes.
Paruroctonus soda e Paruroctonus conclusus: as espécies recém-descritas
“Não tínhamos certeza do que estávamos vendo”, diz Jain. “Nos próximos dois anos, estudamos escorpiões do gênero Paruroctonus e descobrimos que eles frequentemente evoluem para viver em playas alcalinas como Koehn Lake. Quando voltamos a essa observação inicial, percebemos que estávamos olhando para uma espécie de Paruroctonus não descrita.”
Por acaso, outro escorpião desconhecido observado no condado de San Luis Obispo foi carregado no iNaturalist logo após sua descoberta em maio de 2021. Com alguns anos de pesquisa de aracnídeos, Forbes e Jain souberam imediatamente que era uma nova espécie no mesmo gênero. Eles contataram Esposito para ajudar, resultando em dois escorpiões novos para a ciência, P. soda e P. conclusus.
As novas espécies Paruroctonus soda e Paruroctonus conclusus são escorpiões de ‘playa’, o que significa que eles só podem ser encontrados em torno de leitos de lagos secos dos desertos do centro e sul da Califórnia.
Eles podem ser diferenciados de outros Paruroctonus por uma combinação de características morfológicas, incluindo pedipalpos profundamente recortados em machos, padrões específicos de pigmentação, contagens únicas de cerdas e proporções morfométricas únicas.
Conservação
As novas espécies de escorpião podem já estar seriamente ameaçadas de extinção, principalmente P. conclusus. Embora a distribuição de P. soda seja pequena (poucos quilômetros quadrados), ela está inteiramente localizada no Monumento Nacional da Planície Carrizo – terra protegida pelo governo federal que torna essa espécie segura contra ameaças causadas pelo homem. Infelizmente, este não é o caso de P. conclusus.
“Embora nenhuma avaliação oficial tenha sido realizada para nenhuma das espécies, o P. conclusus só pode ser encontrado em uma estreita faixa de terra desprotegida, com menos de dois quilômetros de comprimento e apenas alguns metros de largura em alguns lugares”, diz Forbes. “Toda a espécie pode ser exterminada com a construção de uma única fazenda solar, mina ou conjunto habitacional”.
Para cientistas e conservacionistas, essas espécies recém-descritas fornecem uma melhor compreensão da biodiversidade da Califórnia e dos lugares que mais precisam de proteção.
Fontes e referências:
- Jain, Prakrit; Forbes, Harper; Esposito, Lauren A. (2022-08-15). “Two new alkali-sink specialist species of Paruroctonus Werner 1934 (Scorpiones, Vaejovidae) from central California”. ZooKeys.doi:10.3897/zookeys.1117.76872. ISSN1313-2970. (em inglês).
- High school students describe two new species of scorpions”. phys.org (em inglês).
- Source, News Staff / (2022-08-15). “Two New Scorpion Species Discovered in California | Sci.News”. Sci.News: Breaking Science News. (em inglês).
Você precisa fazer login para comentar.