Porque preservar nossa flora
Porque preservar nossa flora: A essa altura você já deve saber a importância de preservar as nossas florestas. No entanto, veremos aqui porque as plantas nativas são prioridade na conservação.
Porque preservar nossa flora
21/9/2020 :: Por Josué Fontana. CC BY-ND 4.0
Espécie nativa, silvestre ou autóctone é a que é nativa ou natural de um determinado ecossistema ou região. Quando uma espécie não habita seu local natural, ou seja, quando foi introduzida pelo homem em um determinado local, então esta é considerada uma espécie exótica.
As plantas nativas do Brasil, evoluíram em nosso território ao longo de milhões de anos. Por isso elas se encontram hoje em equilíbrio com a nossa flora e fauna.
Quando uma espécie exótica ou invasora chega no Brasil ela pode gerar um enorme desequilíbrio. Isto ocorre por diversas razões. Uma delas é que a fauna que poderia controlar a espécie não existe aqui.
Leucena
Um exemplo dramático dessa invasão de exóticas é a Leucena (Leucaena leucocephala). Originária da América Central é uma árvore que foi introduzida no Brasil na década de 1940 como uma alternativa alimentar para o gado.
Essa planta tem diversos mecanismos químicos e biológicos que a tornam altamente competitiva. Hoje ela se espalhou por todo o país, mesmo em áreas preservadas, competindo e ocupando o espaço de plantas nativas.
A leucena invade variados ecossistemas e biomas, como a Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.
Nesses locais, a leucena forma verdadeiros “desertos verdes”. A planta impede que a biodiversidade da área se restabeleça comprometendo assim os processos ecológicos naturais.
O valor das plantas nativas
Por outro lado, as árvores nativas são velhas conhecidas da fauna e recursos valiosos para obtenção de alimento e moradia.
As nativas são também bem conhecidas pelos índios, que as usam de diversas formas. Como alimento; remédio; material para construção de moradias e utensílios como ferramentas e muitas outras aplicações.
As nativas são preciosas para os brasileiros porque elas estão ligadas a história e a cultura de nosso país. Também são ligadas a alimentação e artesanato locais e matéria-prima para a indústria nacional. Aliás, o nome do nosso país vem da árvore Pau-brasil.
As espécies brasileiras correspondem a 22% da flora mundial. De acordo com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro são reconhecidas 43.448 espécies para a flora brasileira, sendo 6.903 apenas de Fungos.
O bioma mais diverso do país é a Mata Atlântica, com 19.355 espécies conhecidas. Em seguida, vêm Amazônia (com 13.317 espécies da flora), o Cerrado (12.669), a Caatinga (5.218), o Pampa ou Campos Sulinos (1.964) e o Pantanal (1.240).
Outro motivo importante para se preservar as plantas nativas é que milhares correm risco de extinção. Afinal, por que não usar plantas ornamentais nativas em projetos paisagísticos?
Estudos e fontes:
- Resque, Olímpia Reis. 2007. Vocabulário de Frutas Comestíveis na Amazônia.
- CAVALCANTE, Paulo B. Frutas comestíveis da Amazônia. 5. ed. Belém: Edições CEJUP, 1991; CNPq/Museu Paraense Emílio Goeldi, 1991. 279 p. (Coleção Adolpho Ducke).
- Leucena: quem realmente é você?
- Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial [pdf]
Você precisa fazer login para comentar.