BioéticaEcologiaMeio Ambiente

Ecologia profunda

Ecologia profunda: A ecologia profunda (deep ecology) vê a humanidade como mais um fio na “teia da vida” (web of life). Conheça aqui o conceito proposto pelo filósofo e ecologista norueguês Arne Næss em 1973.

Ecologia profunda

22/9/2020 ::  Por Josué Fontana

A ecologia profunda é uma filosofia ambiental que promove o valor inerente de todos os seres vivos, independentemente de sua utilidade instrumental para as necessidades humanas, além da reestruturação das sociedades humanas modernas de acordo com tais ideias.

Entomologia na prática

Essa linha filosófica sustenta que o mundo natural é um complexo de relações nas quais a existência de organismos depende da existência de outros dentro dos ecossistemas.

A interferência humana ou a destruição do mundo natural representa uma ameaça, portanto, não apenas para os seres humanos, mas para todos os organismos que constituem a ordem natural.

É uma eco-filosofia derivada de princípios éticos intuitivos.

Teoria-de-Gaia-Hipotese-de-gaia
Hipótese de Gaia

Não se pretende uma ciência, mas baseia-se na nova física que no início do século XX minou a abordagem reducionista e a noção de objetividade, demonstrando que o ser humano é parte integrante da natureza – conceito sempre sustentado pelos povos primitivos.

Cada elemento da natureza, inclusive a humanidade, deve ser preservado e respeitado para garantir o equilíbrio do sistema da biosfera.

Ecologia Rasa ou Ecologia Superficial

Ecologia Profunda
Ecologia profunda: O ambiente da vida como um todo deve ser respeitado. © Varakorn Kuldilok

Para Fritjof Capra, a ecologia profunda distingue-se da ecologia tradicional por apresentar algo mais, por ser uma forma de pensar na qual se questiona tudo.

O termo foi criado para contrapor o conceito, também formulado por Næss, de “ecologia rasa” ou “ecologia superficial”, segundo ele o paradigma dominante sobre o uso dos recursos naturais, no qual humanos são o centro de tudo e a natureza constitui algo a ser explorado.

Enquanto a ecologia rasa seria um estudo das interações entre seres vivos com o ambiente, a ecologia profunda é uma forma de pensar e agir, dentro da ecologia ou de qualquer outra atividade. 

Referências:

  1.  John Barry; E. Gene Frankland (2002). International Encyclopedia of Environmental Politics. Routledge. p. 161. 
  2.  Sessions, George (2014). “Deep Ecology, New Conservation, and the Anthropocene Worldview”. [pdf] The Trumpeter
Comentários do Facebook