ConservaçãoOrnitologiaZoologia

Saíra-pintor

Saíra-pintor: certas aves se tornam raras porque sua beleza desperta o interesse dos apreciadores de pássaros em gaiolas. Essa é a história da saíra-pintor (Tangara fastuosa), bela ave característica do nordeste brasileiro, hoje ameaçada de extinção.artigo original www.biologo.com.br

Saíra-pintor, o preço da beleza

11/10/2021 :: Marco Pozzana, biólogo

Espécie endêmica da região Nordeste do Brasil, a saíra-pintor está presente na faixa litorânea de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.

pintor-verdadeiro e saíra-sete-cores-do-nordeste. - Tangara fastuosa
Tangara fastuosa (Lesson, 1831)

O problema é que a ave — hoje ameaçada — tem suas populações em declínio e está restrita a locais cada vez mais degradados, sendo classificada como Vulnerável pela IUCN. Os fragmentos de Mata Atlântica remanescentes em fazendas do Nordeste representam preciosos refúgios para a espécie, que enfrenta diversas ameaças. 

Outros nomes: pintor, pintor-verdadeiro e saíra-sete-cores-do-nordeste

Saíra-pintor, o preço da beleza
© Murilo Nascimento

Ave passeriforme da família Thraupidae, a saíra-pintor mede cerca de 13 cm de comprimento. Destaca-se pelo seu bico cônico, triangular na base.

Se alimenta principalmente de pequenas frutas, bagas e insetos. Constrói seu ninho em forma de taça entre os galhos das árvores.

As saíras-pintor foram muito procuradas pelos criadores de pássaros no século XX, atraídos por suas cores ornamentais. Todavia, a captura e tráfico da saíra-pintor nunca cessou. 

Quando são realizadas solturas de aves oriundas do tráfico ilegal, é comum que estas sejam feitas em lugares incorretos, fora da área original de ocorrência, diminuindo as chances de sobrevivência das saíras.

Hoje elas estão em perigo de extinção, devido principalmente à forte procura no comércio ilegal de aves silvestres e também à degradação de seu habitat, talvez a maior ameaça, uma vez que já foi obtido sucesso na reprodução em cativeiro, tornando possível a reintrodução no ambiente selvagem. Outros perigos incluem as mudanças climáticas e o uso indiscriminado de pesticidas.

Saíra-pintor, o preço da beleza - saíra-sete-cores-do-nordesteA melhor forma de proteger a espécie é preservar a mata atlântica nordestina, ao mesmo tempo em que as leis e a fiscalização ambiental devem ser mais duras com os traficantes de animais silvestres.

Se você conhece alguém que mantém animais silvestres em gaiolas adquiridos de forma irregular, denuncie para o IBAMA, pelo telefone gratuito: 0800 061 8080. 

Estudos e referências:
Comentários do Facebook