BiologiaBotânicaComportamentoCuriosidadesEducação AmbientalLimnologiaMeio AmbienteTaxonomiaZoologia

Trabalho de campo

Trabalho de campo: Muitos biólogos não se limitam aos laboratórios, escritórios ou salas de aula. Interagem com o seu objeto de estudo diretamente na natureza.

Confira aqui em que consiste este trabalho e um panorama com algumas das várias especializações em que atuam biólogos em trabalhos de campo.

Trabalho de campo de biólogos

Biologia é aventura
Biologia é aventura! 

Trabalho de campo de biólogos frequentemente incluem pesquisas sobre plantas e animais relacionados a um habitat natural específico sobre o qual focalizam seus estudos.

Todavia, biólogos fazem trabalhos de campo de muitas outras formas. A área ambiental frequentemente exige que biólogos se embrenhem na natureza para realizar trabalhos como Estudos de Impacto Ambiental, entre outros.

Os biólogos atuando no campo realizam pesquisas em ambientes terrestres e aquáticos, estudando plantas, e animais em tarefas como, por exemplo, observar o comportamento de aves em ecossistemas naturais.

Trabalho de campo de biólogos

O Trabalho de campo do Biólogo

Os biólogos no campo podem trabalhar de muitas formas diferentes. Alguns se concentram em plantas em uma variedade de ecossistemas de desertos para florestas tropicais, observando as interações da planta com o meio ambiente. Outros estudam o comportamento de animais selvagens.

Biólogos coletam espécimes de plantas e rastreiam os movimentos de animais aquáticos ou terrestres. Botânicos, por exemplo, fazem prensagem e secagem das plantas para coleções de herbários.

Muitos biólogos de campo estudam a degradação ambiental devido principalmente ao desenvolvimento industrial e ao aquecimento global e trabalham como defensores do meio ambiente.

Muitas vezes eles têm que viver e trabalhar ao ar livre enquanto realizam pesquisas de campo e coletam dados biológicos. Alguns biólogos de campo se especializam no estudo da vida vegetal e animal aquática. Por exemplo, os biólogos marinhos se especializam em organismos de água salgada, enquanto os limnologistas se especializam em organismos de água doce.

Documentário Pantanal
Documentário Pantanal

Os biólogos de campo são responsáveis por realizar pesquisas de campo, registrar dados e analisar dados em seus respectivos campos. Os biólogos de campo podem então tirar conclusões com base em suas análises. Alguns biólogos de campo podem fazer recomendações a organizações ou agências governamentais com base em suas descobertas.

Tarefas de um biólogo de campo

Os trabalhos desempenhados de um biólogo no campo variam muito. Biólogos identificam e classificam novas espécies de plantas no campo e realizam experiências sobre seu crescimento e reações com o meio ambiente. 

  • Taxonomia
    Taxonomistas estudando plantas carnívoras raras

    Os biólogos de campo devem manter extensos registros científicos de suas observações sob a forma de relatórios de campo. Eles fazem esboços, tiram fotografias e coletam amostras de plantas, insetos e animais.

  • Coletam sangue, fezes e outras substâncias orgânicas deixadas pelos animais para realizar análises laboratoriais e testes genéticos.
  • Usam dispositivos manuais com software de rastreamento GPS para inserir dados observacionais e criar mapas de espécies.
  • Também usam equipamentos de rádio-telemetria, câmeras remotas, software de banco de dados e programas de modelagem para acompanhar o movimento dos animais.
  • Rastreiam animais terrestres usando sons, impressões de patas, matéria fecal e saliva. Realizam censos de espécies de animais ameaçados e observam seus padrões de comportamento e interações.
  • Alguns biólogos de campo precisam dar tranquilizantes para animais selvagens como onças ou primatas para registrar seu sexo, medidas físicas, tamanho da pata e idade. Eles marcam os animais sedados com colares GPS ou transmissores de rádio VHF para rastrear seus movimentos.
Trabalho de campo de biólogos
Ornitólogos medindo espécimes

Importância do trabalho de campo de biólogos

Atuar diretamente na natureza é essencial para os cientistas monitorarem adequadamente as transformações ambientais.

Biólogos capturam espécies ameaçadas de extinção e as transportam para santuários da vida selvagem. Reintroduzem espécimes nascidos em jardins zoológicos ou santuários de volta aos habitats selvagens.

É um erro pensar que os cientistas que atuam na natureza estão “só curtindo”. Muitas vezes as condições ambientais podem ser muito adversas e o profissional tem que estar preparado, bem equipado e muito bem informado.

Esses trabalhos envolvem riscos de acidentes como quedas, ataque de animais selvagens, infestações por parasitas, contágio de doenças por vírus ou bactérias, picadas de animais peçonhentos, desidratação, entre outros.

 

Comentários do Facebook