Tubarão-limão
Tubarão-limão: Os tubarões-limão pertencem a família Carcharhinidae e podem crescer até 3,4 metros de comprimento.
São frequentemente encontrados em águas subtropicais rasas e são conhecidos por habitar e retornar a locais específicos de reprodução. No Brasil pode ser encontrado em Fernando de Noronha e no Atol das Rocas.
Tubarão-Limão (Negaprion brevirostris)
Muitas vezes, alimentando-se à noite, esses tubarões usam eletrorreceptores para encontrar sua principal fonte de presas, os peixes. Eles não são considerados uma ameaça significativa para os seres humanos.
Os tubarões-limão desfrutam dos muitos benefícios da vida em grupo, como a comunicação aprimorada, o acasalamento, o comportamento predatório e a proteção.
Características
Entre suas principais características destacam-se os dentes pequenos e pontudos.
O Tubarão Limão tem a cauda bem semelhante a do tubarão baleia. Possui uma cor acastanhada ou amarelada. Possui uma segunda nadadeira dorsal e prefere habitar locais rasos junto ao fundo de areia em lagoas. Esta espécie normalmente vive em baías e até em boca de rios.
O Tubarão-limão adulto costuma ser mais ativo a noite. Estudos comprovam que eles não costumam fazer grandes viagens. Adultos são tímidos com os mergulhadores, mas se ameaçados se tornam agressivos.
Vídeo: O Tubarão-limão em Fernando de Noronha
Sinônimos (Negaprion brevirostris)
O tubarão-limão foi nomeado e descrito pela primeira vez em 1868 por Felipe Poey.
Ele originalmente o nomeou como Hypoprion brevirostris, mas depois renomeou como Negaprion brevirostris. O tubarão-limão também apareceu na literatura como Negaprion fronto e Carcharias fronto (Jordan e Gilbert, 1882), Carcharias brevirostris (Gunther, 1870) e Carcharhinus brevirostris (Henshall, 1891).
Você precisa fazer login para comentar.