BiomédicasMicrobiologiaParasitologiaVídeos

Classificação de vírus

Classificação de vírus: Um dos principais ramos da virologia é o da classificação de vírus. 

Os vírus representam a maior diversidade biológica do planeta, sendo mais diversos que bactérias, plantas, fungos e os animais juntos.

Classificação de vírus

Documentário Virologia
Ilustração de virus. Documentário Virologia

Os vírus podem ser classificados de acordo com a célula hospedeira que eles infectam: vírus animais, vírus de plantas, vírus de fungos e bacteriófagos (vírus que infectam a bactéria, que incluem os vírus mais complexos).

Outra classificação usa a forma geométrica de sua cápside (geralmente uma hélice ou um icosaedro) ou a estrutura do vírus (por exemplo, presença ou ausência de um envelope lipídico).

Os vírus variam em tamanho de cerca de 30 nm a cerca de 450 nm, o que significa que a maioria deles não pode ser vista com microscópios de luz.

A forma e a estrutura dos vírus foram estudadas por microscopia eletrônica, espectroscopia de RMN e cristalografia de raios-X.

Classificação de vírus
Micrografia eletrônica de varredura colorizada de partículas de vírus do Ebola filamentoso (azul) brotando de uma célula VERO E6 infectada (amarelo-verde). Crédito: NIAID

O sistema de classificação mais útil e mais utilizado distingue os vírus de acordo com o tipo de ácido nucleico que eles usam como material genético e o método de replicação viral que empregam para coaxar células hospedeiras para produzir mais vírus:

Vírus de DNA (divididos em vírus de DNA de cadeia dupla e vírus de DNA de cadeia simples), Vírus de ARN (divididos em vírus de RNA de cadeia simples de sentido positivo, vírus de RNA de cadeia simples de sentido negativo e os vírus de RNA de cadeia dupla muito menos comuns)
Vírus de transcrição reversa (vírus de DNA de transcrição reversa de cadeia dupla e vírus de RNA de transcrição reversa de cadeia simples, incluindo retrovírus).

O ICTV adotou o princípio de que uma espécie de vírus é uma classe politética do mesmo que constitui uma linhagem replicante e ocupa um nicho ecológico específico.

Partículas subvirais  Classificação de vírus

Os virologistas também estudam partículas subvirais, entidades infecciosas, notadamente menores e mais simples que os vírus:

  1. Viroides (moléculas de ARN circulares infectando plantas),
  2. Satélites (moléculas de ácido nucleico com ou sem uma cápside que requerem um vírus auxiliar para infecção e reprodução) 
  3. Príons (proteínas que podem existir em uma conformação patológica que induz outras moléculas de prions a assumir a mesma conformação)
Comentários do Facebook