Costões Rochosos
Costões Rochosos são regiões costeiras e rochosas de transição entre o meio terrestre e marinho.
O costão rochoso é considerado mais uma extensão do ambiente marinho que do terrestre, uma vez que a maioria dos organismos que o habitam, estão relacionados ao mar.
Costões Rochosos
O ecossistema costão rochoso pode ser muito complexo e, normalmente, quanto maior a complexidade, maior a diversidade de organismos em um determinado ambiente. Para entendermos tal relação, podemos tomar como modelos dois tipos de costão, um costão exposto e um costão protegido.
O costão rochoso pode ser modelado por aspectos físicos, químicos e biológicos. Em relação aos aspectos físicos, a erosão por batimento de ondas, ventos e chuvas, é o principal, mas a temperatura também possui papel importante na decomposição das rochas, a longo prazo, através da expansão e contração dos minerais.
Os fatores químicos envolvidos dependem do tipo de rocha que forma o costão, uma vez que minerais reagem quimicamente com a água do mar (ex. ferro), sendo que estas relações são reguladas principalmente pelos fatores climáticos. Além destes, temos o desgaste das rochas que pode ser causado por organismos habitantes ou visitantes do costão, como ouriços, esponjas e moluscos.
Poças de maré
As poças de maré são poças que se formam entre as rochas e os sedimentos próximos à orla marítima, ao capturar de massa de água quando há baixa de maré. Dão-se sobretudo na costa de mares temperados, mas também em mares tropicais.
Tais poços também constituem habitats de alguns organismos que se adaptaram. Por serem de fácil acesso, são usadas tradicionalmente para a coleta de alimentos como moluscos, crustáceos, peixes pequenos, entre outros.
Têm chamado fortemente a atenção de naturalistas e biólogos marinhos, e também a de alguns ensaístas filosóficos e outros escritores.
Costões Rochosos no Brasil
No Brasil, suas rochas possuem origem vulcânica e são estruturadas de diversas maneiras. É um ambiente extremamente heterogêneo: pode ser formado por paredões verticais bastante uniformes, que estendem-se muitos metros acima e abaixo da superfície da água ou por matacões de rocha fragmentada de pequena inclinação (ex. a costa de Ubatuba/SP).
• Oceanos
No Brasil podemos encontrar costões rochosos por quase toda a costa. Sendo que a maior concentração deste ambiente está na região Sudeste, onde a costa é bastante recortada.
A partir da observação da fisiografia da costa do Brasil, pode-se estabelecer uma relação entre a ocorrência de costões rochosos e a proximidade das serras em relação ao Oceano Atlântico.
Tomando como exemplo o Estado de São Paulo, observa-se que em locais onde a Serra do Mar se elevou próxima ao oceano, ocorre um predomínio de costões rochosos na interface da terra com o mar (ex. Ubatuba). Já em locais onde a Serra do Mar está muito distante da costa, ocorre o predomínio de manguezal e restinga (ex. Cananeia).
Os costões são, portanto, na maioria das vezes, extensões das serras rochosas que atingem o fundo do mar.
Você precisa fazer login para comentar.