Herpetologia
Herpetologia (do grego ‘herpien‘ que significa “rastejar”) é o ramo da zoologia que foca no estudo dos anfíbios (incluindo rãs, sapos, salamandras, tritões e cecílias (gymnophiona) e répteis (incluindo cobras, lagartos, anfisbenídeos, tartarugas, cágados, tartarugas, crocodilos e os tuataras).
Herpetologia
A herpetologia oferece benefícios para a humanidade no estudo do papel dos anfíbios e répteis na ecologia global, especialmente porque os anfíbios são especialmente sensíveis às mudanças ambientais, vistos como bioindicadores, oferecendo um aviso visível para os seres humanos que mudanças significativas estão ocorrendo no planeta.
Algumas toxinas e venenos produzidos por répteis e anfíbios são úteis na medicina humana. Atualmente, alguns venenos de cobra tem sido usados para criar anti-coagulantes que trabalham para tratar vítimas de derrame e casos de ataque cardíaco.
As opções de carreira na área não estão limitados a pesquisas de laboratório e incluem, estudos de campo e pesquisa, consultorias, equipes em zoológicos, museus e como professores do ensino universitário.
A maioria das faculdades ou universidades não oferecem especialização na graduação ou pós-graduação.
Segundo a Sociedade Brasileira de Herpetologia, o Brasil está entre os países com maior diversidade – são 721 répteis e 877 anfíbios.
Existem hoje, muitas sociedades herpetológicas, formadas para promover o estudo de répteis e anfíbios tanto em cativeiro quanto selvagens.
A Lista Brasileira de espécies de Anfíbios e Répteis foi constituída a partir de listagens iniciais enviadas a um significativo número de pesquisadores atuantes no Brasil e em países vizinhos, formando assim uma relação de espécies próxima da realidade.
Herpetologia: links relativos
- SBH – A Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH) foi criada em 1984 durante a realização do 11° Congresso Brasileiro de Zoologia, em Belém.
- O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN) – Centro especializado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)