ConservaçãoHerpetologiaZoologia

Lagarto-Gigante-de-La-Gomera

Lagarto-Gigante-de-La-Gomera: criticamente ameaçada de extinção, esta espécie — G. bravoana — peculiar da família dos lacertídeos é endêmica da Ilha de La Gomera, uma das Ilhas Canárias.artigo original www.biologo.com.br

Lagarto-Gigante-de-La-Gomera, um dos répteis mais raros 

19/5/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo

O lagarto-gigante-de-la-gomera (Gallotia bravoana) é facilmente distinguível de qualquer outro membro do seu gênero pela forte cor branca cobrindo o pescoço, peito e área ao redor da boca, em contraste com o dorso marrom escuro. Pode medir até meio metro de comprimento.

Gallotia bravoana (Hutterer, 1985)
Gallotia bravoana (Hutterer, 1985). via Wikimedia Commons

O G. bravoana apresenta hábitos normalmente diurnos e sua dieta é, em geral, herbívora. Possivelmente desempenha um importante papel na polinização da flora local. As fêmeas produzem uma ninhada anual que, na média, vai de três a sete ovos.

A população exata da espécie é desconhecida, mas em 2004 a mesma foi estimada em 90 indivíduos remanescentes na natureza e 44 animais em cativeiro. Felizmente, medidas conservacionistas entraram em ação, o que garantiu uma tendência populacional crescente desde 2001.

Gallotia bravoana (Hutterer, 1985)

Relatórios sobre a ilha citavam o lagarto-gigante-de-la-gomera até o século XIX, mas depois não foi mais relatado e então considerado extinto. Para a descrição da espécie em 1985 os autores utilizaram restos subfósseis. No entanto, biólogos espanhóis redescobriram a espécie em 1999. Na ocasião os cientistas encontraram apenas seis indivíduos vivos.

Hoje o lagarto-gigante-de-la-gomera é achado na natureza somente a partir de duas falésias separadas por 2 km na Ilha de La Gomera.  

Lagarto-Gigante-de-La-Gomera, um dos répteis mais rarosO declínio da espécie se deu principalmente pela degradação do habitat, caça e predação por gatos e ratos selvagens. A população de gatos selvagens precisará ser controlada, pois estes permanecem como uma das principais ameaças para a conservação.

A G. bravoana está protegida por uma legislação internacional e um plano de recuperação da espécie está em prática. Na ilha foi estabelecido um programa de reprodução em cativeiro para aumentar o número de indivíduos e garantir a sobrevivência das populações remanescentes, além de facilitar eventuais reintroduções.

Sinônimos: G. gomerona (lapsus); G. simonyi bravoana (Hutterer, 1985); G. simonyi gomerana (Hutterer, 1985)
Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook