MamíferosMastozoologiaZoologia

A fantástica nova espécie de morcego

Nova espécie de morcego: entre as espécies de animais recém-descritas em 2021, uma em particular surpreendeu os biólogos: um morcego de pelo laranja brilhante, endêmico das Montanhas Nimba, na Guiné, país da África Ocidental.
artigo original www.biologo.com.br

A fantástica nova espécie de morcego

11/3/2022 ::  Marco Pozzana, biólogo

Em um artigo publicado em 13 de janeiro de 2021 na revista American Museum Novitates. cientistas do Museu Americano de História Natural e do instituto Bat Conservation International (Conservação Internacional de Morcegos) descreveram uma espécie de morcego que até então era desconhecida do grande público.

A fantástica nova espécie de morcego- Nimba myotis (Myotis nimbaensis)
Nimba myotis (Myotis nimbaensis). © Kendra Snyder/Bat Conservation International.

Trata-se de um morcego da família Vespertilionidae, cuja característica principal é a peculiar pelagem laranja com pigmentação dicromática preta na asa.

Também chamado de Morcego-de-pêlo-laranja (orange-furred bat) esse animal vive nas cavernas e túneis de mineração abandonados das montanhas Nimba, na Guiné.

A espécie foi batizada de Myotis nimbaensis, em referência às montanhas em que foi encontrada.

Myotis nimbaensis Simmons et al., 2021

Manuseando morcego
importância dos morcegos

Na verdade o Morcego-de-pêlo-laranja foi descoberto em 2018 e descrito posteriormente em 2021 por uma equipe de cientistas liderada pela mastozoóloga americana Nancy Simmons.

Os pesquisadores estavam procurando o morcego de folhas redondas de Lamotte (Hipposideros lamottei) – espécie criticamente ameaçada que só é conhecida nas montanhas Nimba – em 2018, quando encontraram um morcego desconhecido.

O animal laranja e preto não se parecia com nenhuma das outras espécies conhecidas. Sem saber que espécie eles haviam capturado, analisaram os dados morfológicos, moleculares e de ecolocalização do morcego, descobrindo que era diferente de qualquer morcego descrito anteriormente.

O M. nimbaensis ocupa apenas uma pequena faixa no topo da cordilheira, o que pode significar que será listado como Criticamente Ameaçado assim que mais informações forem conhecidas. Quase nada se sabe sobre esse animal. Sua dieta, por exemplo, ainda é desconhecida.

Fontes e referências:
Comentários do Facebook