Animais extintos pelo homem: algumas pessoas não aceitam que certas espécies foram levadas à extinção pela ação humana. Todavia, a história está cheia de exemplos de animais que desapareceram na medida que seu caminho cruzou com o dos homens.
16 Animais extintos pelo homem
6/9/2022 :: por Marco Pozzana, biólogo
Mudanças climáticas, poluição, incêndios, derrubada de florestas e desertificação são apenas alguns exemplos de problemas criados ou agravados pela ação humana. Mesmo assim, há quem duvide que as espécies que estão sendo extintas — num ritmo nunca antes visto — tampouco que os homens são responsáveis.
“Nosso planeta está passando por uma extinção em massa de espécies chamada de Antropoceno – a Era do Homem.” -Louie Psihoyos
Mamíferos
Felinos (Felidae)
#01 ↑ Leão-do-atlas ↑ Panthera leo leo ↑ – Grande e imponente leão, com uma enorme juba negra que lhe cobria boa parte do corpo. Assim era o leão-do-atlas, que dominava parte do norte da África e regiões do Egito a Marrocos, antes que os homens e suas armas de fogo pusessem fim ao seu reinado.
#02 ↑ Leão-do-cabo ↑ Panthera leo melanochaita ↑ – Grande leão que habitava o Cabo da Boa Esperança e áreas adjacentes, no sul da África. Tratava-se da subespécie conhecida como Leão do Cabo, cuja população foi dizimada no século XIX.
#03 ↑Tigre-de-java ↑ Panthera tigris sondaica ↑ – Até o fim do século XIX os tigres-de-java ainda habitavam a maior parte da ilha de Java, mas a população humana crescente intensificou a derrubada de suas florestas e a caça até a extinção do felino em meados da década de 1970.
#04 ↑ Tigre-do-cáspio ↑ Panthera tigris tigris ↑ – Majestoso felino que há pouco vagava por extensas regiões do nosso planeta. Essa é a história do tigre-persa, subespécie de tigre classificada como extinta no início do novo milênio.
Canídeo (Canidae)
#05 ↑ Lobo-japonês ↑ Canis lupus hodophilax ↑ – Era uma subespécie de lobo-cinzento endêmica das áreas montanhosas da ilha japonesa de Honshuo. O animal acabou extinto com o avanço da civilização na região, morto principalmente por fazendeiros.
Tilacino (fam. Thylacinidae)
#06 ↑ Lobo-da-tasmânia ↑ Thylacinus cynocephalus ↑ – Também conhecido como tilacino, tratava-se do maior marsupial carnívoro dos tempos modernos. O período mais dramático para a espécie foi de 1830 a 1909 – época que marcou a chegada da maior parte dos imigrantes europeus à Oceania. O último exemplar conhecido morreu no Zoológico de Hobart em 1936.
Rinoceronte (fam. Rhinocerotidae)
#07 ↑ Rinoceronte-negro-ocidental ↑ Diceros bicornis longipes ↑ – Poderoso animal cujo território se estendia por grande parte da África Subsaariana, o rinoceronte-negro-ocidental teve no homem o seu algoz. Impiedosamente caçada, a subespécie foi declarada extinta em 2011.
Ordem dos cetáceos (fam. Lipotidae)
#08 ↑ Golfinho-lacustre-chinês ↑ Lipotes vexillifer ↑ – Cetáceo de água doce que era encontrado no rio Yang-Tsé na China. Até os anos 1950, milhares de golfinhos eram vistos ali, mas a degradação ambiental pelo homem rapidamente declinou as populações. Hoje a espécie está, provavelmente, extinta.
Phocidae
#09 ↑ Foca-monge-do-caribe ↑ Monachus tropicalis ↑ – Espécie de mamífero pinípede que habitava o Mar das Caraíbas, área tropical do oceano Atlântico, ao leste da América Central. Foi extinta pelo homem ainda no século XX devido principalmente à caça das focas pelo seu óleo e à pesca excessiva de suas fontes de alimento.
Cricetidae
#10 ↑ Rato-do-presidente ↑ Juscelinomys candango ↑ – Era uma espécie de roedor endêmica de Brasília, do Cerrado brasileiro, descoberta durante as obras de construção da cidade no início dos anos 1960. A espécie possivelmente já era rara na ocasião e não suportou a severa transformação do seu habitat.
Aves
Picidae
#11 ↑ Pica-pau-bico-de-marfim ↑ Campephilus principalis ↑ – Após um suposto avistamento em 2005, a espécie foi classificada como “criticamente ameaçada” na IUCN, e “definitivamente ou provavelmente extinto” pela American Birding Association. Em 2021 o governo dos EUA declarou oficialmente a extinção do pica-pau-bico-de-marfim.
Psittacidae
#12 ↑ Arara-azul-pequena ↑ Anodorhynchus glaucus ↑ – Uma linda ave que não é vista na natureza há mais de 80 anos. O Ministério do Meio Ambiente a considerou oficialmente extinta em 2003 mas a IUCN mantém o status da espécie como criticamente ameaçada baseada em relatos não confirmados de avistamentos. Também não há exemplares conhecidos em cativeiro.
Strigidae
#13 ↑ Caburé-de-pernambuco ↑ Glaucidium mooreorum ↑ – Era uma coruja endêmica do litoral de Pernambuco. O forte desmatamento e a degradação ambiental foram um golpe duro para as populações remanescentes da espécie que, provavelmente, está extinta. A IUCN mantém a espécie como “Em perigo crítico, possivelmente extinta”. Todavia, biólogos ainda em 2014 defendiam que a espécie estava extinta.
Acanthisittidae
#14 ↑ Carriça-do-mato ↑ Xenicus longipes ↑ – Pequena ave terrestre endêmica da Nova Zelândia, com três subespécies em cada uma das principais ilhas do país. Todas desapareceram gradualmente após a introdução de espécies de mamíferos, até que o último animal fosse visto por lá.
#15 ↑ Cotovia-da-ilha-stephen ↑ Traversia lyalli ↑ – Esta ave estava distribuída por toda a Nova Zelândia. O destino da espécie começou a mudar com a chegada do povo Maori, que alterou o ecossistema. Depois vieram os ratos introduzidos, e por fim, quando a espécie estava restrita a uma pequena ilha, gatos, que eliminaram os últimos exemplares.
Columbidae
Fontes e referências:
- BirdLife International. 2019. Glaucidium mooreorum. The IUCN Red List of Threatened Species 2019: e.T22733081A156084939. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2019-3.RLTS.T22733081A156084939.en. Accessed on 06 September 2022 (em inglês). (em inglês).
-
BirdLife International. 2020. Campephilus principalis. The IUCN Red List of Threatened Species 2020: e.T22681425A182588014. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2020-3.RLTS.T22681425A182588014.en. Accessed on 06 September 2022. (em inglês).