BioéticaConservaçãoEducação AmbientalMeio Ambiente

Dia da Amazônia: 5 de Setembro

Dia da Amazônia: 5 de Setembro: A Amazônia é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta. 

Dia da Amazônia: 5 de Setembro

O dia 5 de setembro de 1850 marcou a criação do Amazonas. Por isso, a data foi escolhida para celebrar o Dia Mundial da Amazônia.

Outra origem das espécies

Todavia, hoje temos pouco a comemorar. A maior floresta tropical do mundo ganhou destaque na mídia internacional, chamando a atenção de diversos veículos e empresas que se preocupam com o meio ambiente.

As queimadas vieram no rastro do desmatamento e a política do atual governo levou a suspensão da importantíssima ajuda financeira para a Amazônia de países como Noruega e Alemanha.

Mas podemos impedir que a floresta continue virando cinzas. A ideia ao celebrar a data é conscientizar a sociedade a respeito dessa grande riqueza natural. 

O futuro da Amazônia
O futuro da Amazônia

Com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, o bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos.

Saiba como você pode contribuir

Organizações que trabalham para a preservação da Amazônia encontram apoio na internet por meio de doações online e criação de campanhas socioambientais.

Amazônia à mercê do desmatamento
Desmatamento ilegal na Amazônia. by Matt Zimmerman

Uma dessas empresas é a Doare, plataforma de doações que, em parceria com organizações filantrópicas que atuam para proteção da floresta Amazônica, lançou a campanha #SomosAmazônia. 

Todas as organizações aptas a receber doações passaram por processo de verificação, o que permite analisar se trabalham de forma idônea pela causa ambiental.

A campanha foi lançada no dia 23/08 e merece atenção especial hoje, no dia 5 de Setembro de 2019, considerado o Dia Mundial da Amazônia, e busca arrecadar R$ 1 milhão para auxiliar organizações na preservação e recuperação da floresta.Até agora, já foram doados mais R$ 250 mil reais. Cerca de 60% das doações vieram através de recursos do exterior. As transações são rápidas, fáceis e podem ser feitas em menos de 3 minutos.

#SomosAmazônia

Uma dessas empresas é a Doare, plataforma de doações que, em parceria com organizações filantrópicas que atuam para proteção da floresta Amazônica, lançou a campanha #SomosAmazônia.

Saiba mais sobre as organizações que receberão esses recursos:

Queimadas na Amazônia
Queimadas na Amazônia. Foto: Mario Tama
  • Conservação Internacional Brasil: Organização brasileira sem fins lucrativos, criada em 1990, que trabalha para garantir um planeta saudável e produtivo para todos.
  • SOS Amazônia: ONG criada na década de 1980, época em que o desmatamento da Amazônia passou a ser divulgado internacionalmente.
  • Fundo Socioambiental CASA: Organização filantrópica que financia iniciativas socioambientais de ONGs e grupos comunitários na América do Sul.
  • Casa do Rio: Instituição sem fins lucrativos que desde 2014 atua no Estado do Amazonas, com iniciativas na educação integral, empreendedorismo e agroecologia.

Quando você doa, você apoia o desenvolvimento e a preservação das riquezas culturais e naturais existentes na Amazônia. 

Segundo Ruy Fortini, fundador da Doare: “Por mais trágico que seja o momento, queremos focar nas soluções, no que é possível fazer. Por isso criamos a campanha #SomosAmazônia, a fim de engajar pessoas de todos os cantos do mundo para doar em prol da maior floresta tropical do planeta”.

Participe e ajude a proteger a floresta amazônica: www.somosamazonia.org

Comentários do Facebook