BiodiversidadeEvoluçãoZoologia

Vertebrados

Os vertebrados formam um subfilo de animais cordados, incluindo os mamíferos, peixes, anfíbios, répteis, aves. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.

Os Vertebrados

Outras características são a presença de sistema muscular geralmente simétrico (a simetria bilateral é também uma característica dos vertebrados) e de um sistema nervoso central, formado pelo cérebro e pela medula espinal localizados dentro da parte central do esqueleto (crânio e coluna vertebral).

Evolução dos Vertebrados
Evolução dos Vertebrados. fonte: Youtube

Os vertebrados podem ser carnívoros, herbívoros ou onívoros. Alguns podem até ser canibais, isto é, comendo da sua própria espécie.

Do latim, vertebratus, “com vértebras” (Plínio).

Evolução

Foram encontrados vestígios dos vertebrados até ao período Siluriano (há 444 a 409 milhões de anos).

Cladística

Os fósseis mais antigos foram encontrados na China e foram datados do início do Cambriano. Eram animais pequenos e alongados, possivelmente aquáticos, com vértebras rudimentares.

Os fósseis do Silúrico, há cerca de 400 milhões de anos, já são mais abundantes e mostram uma grande variedade de peixes sem maxilar, embora já comecem a aparecer os Gnathostomata.

A fase final do Devônico ofereceu os primeiros tetrápodes e há cerca de 330 milhões de anos aparecem os primeiros anfíbios. Os amniotas mais antigos, possíveis ancestrais dos répteis, aves e mamíferos, apareceram no início do período Pensilvaniano e dominaram o Mesozoico e o Cenozoico.

Vertebras Lumbares Vertebrados

Mais características

  • Evolução do conceito de Espécie
    Evolução do conceito de Espécie

    O sistema respiratório, de acordo com a espécie, se dá por meio de brânquias (respiração branquial) ou pulmões (respiração pulmonar).

  • O esqueleto dá suporte ao organismo durante o crescimento e, por essa razão, a maioria dos vertebrados são de maiores dimensões que os invertebrados.
  • O esqueleto interno que define os vertebrados é formado por cartilagem, osso ou, na maior parte dos casos, por estes dois tecidos. Consiste no crânio, na coluna vertebral e em dois pares de membros, embora em alguns grupos, como as cobras e as baleias, os membros estejam ausentes ou apenas na forma vestigial.
  • A presença de um crânio também possibilitou o desenvolvimento do cérebro, pelo que os vertebrados têm maior capacidade de se adaptar ao meio ambiente e até de o modificar (ver por exemplo, o caso dos castores que constroem verdadeiras represas).
  • O corpo dos vertebrados é constituído por duas camadas de pele: a derme (interna) e a epiderme (externa).
Comentários do Facebook