ComportamentoEntomologiaEvoluçãoZoologia

Edward Wilson

Edward Wilson: Edward Osborne Wilson é um entomologista americano e biólogo conhecido por seu trabalho com ecologia, sociobiologia e evolução.

Edward Wilson, entomologista 

Wilson é um biólogo mundialmente conhecido, especialista em formigas, em particular seu uso de feromônios para comunicação.

A linguagem química dos insetos. Formigas
A linguagem química dos insetos

É famoso por iniciar o debate da sociobiologia, uma das maiores controvérsias científicas do final do século XX, quando sugeriu em seu livro Sociobiology: The New Synthesis (1975) que o comportamento animal pode ser estudado utilizando-se uma abordagem evolutiva. Ele também é creditado por trazer o termo biodiversidade a público.

Sociobiologia ou biossociologia é o estudo do comportamento social dos animais usando conceitos da etologia, evolução, sociologia e da genética de populações.

Edward Wilson
Edward Wilson em fevereiro de 2003

Biografia e Legado

Nasceu no Alabama, nos Estados Unidos. Graduou-se na Universidade do Alabama, e recebeu seu doutorado de filosofia da Universidade de Harvard. Wilson recebeu um D.Sc. do Bates College em 1996.

A partir de 2007, ele é o Pellegrino University Professor de Pesquisa em Entomologia do Departamento de Biologia Evolutiva e Organismo na Universidade de Harvard e membro do Comitê de Investigação Cética. Ele é o Laureado Humanista da Academia Internacional de Humanismo

Wilson usou a sociobiologia e os princípios evolutivos para explicar o comportamento dos insetos sociais e, em seguida, entender o comportamento social de outros animais, incluindo os humanos, estabelecendo a sociobiologia como um novo campo científico.

Ele argumentou que todo comportamento animal, incluindo o humano, é o produto da hereditariedade, estímulos ambientais e experiências passadas, e que o livre arbítrio é uma ilusão. Ele se referiu à base biológica do comportamento como a “trela genética”.

Visão sociobiológica

Mirmecologia

A visão sociobiológica é que todo comportamento social animal é governado por regras epigenéticas elaboradas pelas leis da evolução. Essa teoria e pesquisa provaram ser seminais, controversas e influentes. 

Wilson argumentou que a unidade de seleção é um gene, o elemento básico da hereditariedade. O alvo da seleção é normalmente o indivíduo que carrega um conjunto de genes de certos tipos. No que diz respeito ao uso da seleção de parentesco na explicação do comportamento dos insetos eusociais, a “nova visão que proponho é que era a seleção de grupos o tempo todo, uma idéia primeiramente formulada por Darwin”.

As várias honrarias científicas e conservacionistas de Wilson incluem o prêmio Crafoord em 1990, uma Medalha Nacional de Ciências dos Estados Unidos em 1976, e dois Prémio Pulitzer de Não Ficção. Em 1995, foi considerado pela revista Time como uma das 25 pessoas mais influentes da América.

Link complementar: Edward O. Wilson on the Evolution of Social Behaviors

Comentários do Facebook