Biologia MolecularBiomédicasBioquímicaEpidemiologia

Importância dos testes para Covid-19

Importância dos testes para Covid-19: Brasil é o país que faz menos diagnósticos entre as 15 nações mais afetadas pela doença. Realização de exames em massa é a melhor estratégia para conter a disseminação da COVID-19, defendem especialistas.

Os testes para Covid-19

Abr/2020 :: Yuri Vasconcelos  / Pesquisa FAPESP.  CC BY-ND 4.0

Saber o número de infectados pelo vírus Sars-CoV-2 é fundamental para monitorar a doença e controlar seu alastramento. Por isso, a importância de testar em larga escala.

Epidemiologista na Pandemia
Epidemiologista na Pandemia

O Brasil não vai bem nesse quesito. Segundo o Ministério da Saúde, até 23 de abril foram realizados 189.080 testes de diagnóstico do tipo RT-PCR nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) – a quantidade de ensaios desse mesmo tipo feitos por instituições de saúde privadas e a de testes sorológicos rápidos ainda está sendo contabilizada pelo governo. 

Testar maciçamente a população. Esta é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentar a disseminação do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19.

A quarentena é necessária? - Coronavírus Corona Vírus Covid-19 Vírus Doença
Coronavírus no Brasil 

Para a entidade, a realização em larga escala de exames, combinada com o isolamento social, é o caminho ideal para proteger a população da pandemia. No Brasil, diante do número limitado de testes disponíveis, a estratégia adotada pelo governo inicialmente foi outra. Os kits de diagnóstico foram destinados apenas a pessoas em estado grave para confirmação do contágio.

Importância dos testes para Covid-19

Com o alastramento da epidemia, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição nas próximas semanas de cerca de 23 milhões de exames rápidos para detecção da doença em trabalhadores da área da saúde e segurança.

Um Vírus Desconhecido

E outros 14,9 milhões de testes de biologia molecular para pacientes graves internados e casos leves nas unidades da Rede Sentinela de Síndrome Gripal, que monitora a doença no país.

Levando em conta o tamanho da população brasileira, de 220 milhões de indivíduos, e o fato de que alguns precisarão ser testados mais de uma vez, esse número ainda é insuficiente para a realização de diagnósticos em larga escala.

“Junto com o isolamento social, massificar a testagem para diagnóstico da Covid-19 é a única maneira para ‘achatar’ a curva de disseminação do vírus no país. Somente dessa forma é possível identificar os infectados e isolá-los para evitar a transmissão. Esse é o método mais eficiente, e está sendo usado por países, como Coreia do Sul, que conseguiram achatar a curva”, afirma o virologista Edison Luiz Durigon, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

testes para Covid-19

Teste molecular

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) são responsáveis pelo desenvolvimento e fornecimento dos kits para diagnóstico da Covid-19 utilizados em pacientes internados na rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Para saber mais  acesse os artigos completos: Revista Fapesp > Testes para Covid-19 pelo mundoA importância de testar em larga escala

Comentários do Facebook