AnatomiaEvoluçãoTaxonomiaZoologia

Ernst Haeckel

Ernst Haeckel: Ernst Haeckel foi um biólogo alemão importante para a história da biologia e avanços nos estudos da evolução. Também era naturalista, filósofo, médico, professor e artista e defendeu e popularizou o trabalho de Charles Darwin.   

Ernst Haeckel (1834 — 1919)

09/9/2020 ::  por Josué Fontana

Ernst Heinrich Philipp August Haeckel nasceu na Prússia, Alemanha. Estudou medicina, mas  a prática médica foi curta. Abandonou a medicina clínica em 1854 e voltou para a Universidade de Jena. O interesse pelo estudo da anatomia comparada, embriologia e investigações microscópicas o fez iniciar seus estudos em zoologia marinha. 

Esponjas calcáreas - Poríferos
Esponjas calcáreas de Ernst Haeckel, 1904

Seu trabalho foi publicado em 1864 e é considerado a primeira pesquisa que constituiu uma filogenia das espécies estudadas partindo da teoria da seleção natural de Darwin. Foi o primeiro naturalista a traçar uma árvore evolutiva das espécies. 

O Legado de Haeckel

Descreveu e nomeou várias espécies novas, mapeou uma árvore genealógica que relaciona todas as formas de vida.

Ampliou as ideias de seu mentor, Johannes Müller, argumentando que os estágios embrionários em um animal recapitulam a história de sua evolução, e, portanto, a ontogenia é a recapitulação da filogenia.

Foi dos primeiros a considerar a psicologia como um ramo da fisiologia. Propôs alguns termos utilizados frequentemente como filo, ecologia, antropogenia, filogenia e Reino Protista em 1866.

Seus principais interesses recaíram nos processos evolutivos e de desenvolvimento e na ilustração científica. O seu livro Kunstformen der Natur é um conjunto de ilustrações de diversos grupos de seres vivos.

Toda ciência humana é um conhecimento que repousa sobre a experiência; trata-se da filosofia empírica, ou se preferir, do empirismo filosófico. A experiência reflexiva ou o pensamento experimental são as únicas vias e métodos para se atingir a verdade (Haeckel, 1904, p. 4).

As contribuições de Haeckel à zoologia tinham também especulações, muitas das quais foram posteriormente refutadas pela ciência moderna.

Darwin na taxonomia
Darwin na taxonomia

Haeckel e Darwin

Com a leitura de A origem das espécies em 1860, Ernst Haeckel surpreendeu-se com a argumentação de Darwin a respeito da evolução, encontrando resposta para todas as perguntas que o incomodavam desde o início de seus estudos em Biologia.

Em 1864 Darwin conheceu na Inglaterra seu maior admirador alemão. Haeckel em cartas detalhava o sucesso do darwinismo na Alemanha aumentando as contribuições para sua aula com cerca de 150 alunos por grupo.

Ernst Haeckel

Tratou de debater e expandir pela Alemanha aquilo que Darwin temia, o debate da seleção natural na sociedade. Divulgou apaixonadamente a teoria da evolução, não só para intelectuais das universidades, mas para o homem comum através de livros populares e para as classes trabalhadoras, através de palestras em salões.

Segundo ele, A origem das espécies era um documento político que afetava as visões pessoais, científicas e sociais de todos.

Haeckel dedicou-se à reestruturação sistemática de todo o conhecimento biológico tendo como base as linhas do darwinismo.

Apesar da intensa vida acadêmica e empenho nas publicações, Haeckel foi um artista que influenciou gerações de artistas e cientistas com seu belo trabalho de ilustração científica.

Referências:
Comentários do Facebook