Evolução da audição em aves e crocodilos
Evolução da audição em aves e crocodilos: Entendendo as origens do ouvido interno nesses animais. Estudo de espécies extintas sugere função mais ligada à visão do que ao equilíbrio
Evolução da audição em aves e crocodilos
28/7/2021 :: Por Igor Zolnerkevic/Pesquisa Fapesp
A capacidade de os animais vertebrados de manter o equilíbrio do corpo durante o movimento depende muito de estruturas do ouvido interno conhecidas como canais semicirculares.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto investigou a evolução dessa estrutura nas espécies mais antigas de arcossauros, incluindo os dinossauros e os pterossauros (répteis voadores), assim como nos crocodilos e nas aves atuais considerados os descendentes desses animais extintos.
A equipe internacional de paleontólogos coordenada por Mario Bronzati, da USP, reconstituiu a estrutura tridimensional dos canais semicirculares de 37 espécies fósseis de arcossauros e as comparou com a estrutura dos canais de 44 espécies viventes de répteis.
As origens do ouvido interno de aves e crocodilos
O estudo concluiu que o ouvido interno dos crocodilos não é tão parecido com os de seus ancestrais mais remotos, como se pensava. O trabalho também derruba a noção de que os canais semicirculares mais alongados das aves seriam um resultado evolutivo relativamente recente, necessário à aquisição da capacidade de voar.
“Na verdade, as espécies mais antigas de dinossauros já possuíam canais semicirculares parecidos com os das aves”, conta Bronzati.
O achado sugere que os canais alongados, característica comum de aves de rapina, estariam então mais relacionados ao desenvolvimento da visão nos dinossauros, permitindo aos animais manter o foco de seu campo visual durante o movimento.
Artigo científico
BRONZATI, N. et al. Deep evolutionary diversification of semicircular canals in archosaurs. Current Biology. On-line. 29 abr. 2021.
fonte: As origens do ouvido interno de aves e crocodilos/Revista Fapesp CC BY-ND 4.0