Evolução dos Cetáceos
Evolução dos Cetáceos: Acredita-se que a evolução dos cetáceos tenha começado no subcontinente indiano, a partir de ungulados com dedos pares há 50 milhões de anos. Confira curiosidades sobre a origem dos Cetáceos.
Evolução dos Cetáceos
03/11/2020 :: Por Josué Fontana
Os cetáceos são mamíferos marinhos totalmente aquáticos pertencentes à ordem Artiodactyla que se originaram de outros artiodáctilos por volta de 50 milhões de anos atrás.
Acredita-se que os cetáceos tenham evoluído durante o Eoceno ou antes, compartilhando um ancestral comum mais próximo com os hipopótamos. Sendo mamíferos, eles emergem para respirar ar.
Eles têm 5 ossos de dedos (dedos iguais) em suas nadadeiras; eles amamentam seus filhos; e, apesar de seu estilo de vida totalmente aquático, eles retêm muitas características esqueléticas de seus ancestrais terrestres.
As duas modernas ordens de cetáceos – Mysticeti (baleias de barbatanas) e Odontoceti (baleias dentadas) – são consideradas separadas uma da outra por volta de 28-33 milhões de anos atrás.
Uma pesquisa realizada no final da década de 1970 no Paquistão revelou vários estágios na transição dos cetáceos da terra para o mar.
A adaptação da ecolocalização animal nas baleias com dentes as distingue dos arqueocetos totalmente aquáticos e das primeiras baleias de barbatanas.
A presença de barbatanas em baleias de barbatanas ocorreu gradualmente, com variedades anteriores tendo muito poucas barbatanas, e seu tamanho está ligado à dependência de barbatanas (e subsequente aumento na alimentação do filtro).
Origem
A teoria tradicional quanto à evolução dos cetáceos propunha que as baleias estivessem relacionadas com os mesoniquídeos, uma ordem extinta de ungulados carnívoros que se assemelhariam a lobos com cascos e que constituía um grupo irmão dos artiodátilos.
Esta teoria fundamentou-se inicialmente nas semelhanças entre os dentes triangulares pouco usuais dos mesoniquídeos e os das baleias. Contudo, estudos mais recentes de filogenia molecular indicam que as baleias estão mais proximamente relacionadas com os artiodátilos, tendo os hipopótamos como grupo não extinto mais proximamente aparentado.
Porém, os primeiros antracoterídeos, antepassados dos hipopótamos, não aparecem no registo fóssil até ao Eoceno Médio, milhões de anos depois do aparecimento do gênero Pakicetus, o primeiro antepassado “exclusivo” dos cetáceos, que aparece no início do Eoceno, o que significa que os dois grupos terão divergido muito antes do Eoceno.
Os dados moleculares são apoiados pela recente descoberta de fósseis de Pakicetus, a mais antiga das protobaleias. Os esqueletos de Pakicetus mostram que as baleias não tiveram origem direta nos mesoniquídeos. Pelo contrário, as baleias eram artiodátilos que passaram a viver em meio aquático pouco depois dos artiodátilos terem divergido dos mesoniquídeos.
Estudos e referências:
- L. Fenton, Carroll; V. Rich, Pat; A. Fenton, Mildred; H. V. Rich, Thomas (1996). “The Early Mammals”. The Fossil Book: A Record of Prehistoric Life. Dover Publishing.
- Uhen, (2010). The Origin(s) of Whales. Annual Review of Earth and Planetary Sciences. 38: 189–219.
Você precisa fazer login para comentar.