Odum
Odum era um biólogo americano famoso por seu trabalho pioneiro na Ecologia. É também o principal responsável pela emancipação da Ecologia e popularização do termo “ecossistema”.
Odum, o pai da ecologia moderna
13/7/2021 :: Por Josué Fontana
Eugene Pleasants Odum (1913-2002) foi um importante ecólogo e zoólogo que teve entre suas principais obras o clássico Fundamentos da Ecologia (1953), escrito com seu irmão Howard. No livro, os irmãos exploraram, entre outras coisas, como um sistema natural pode interagir com outro.
Este foi o único livro didático de ecologia por cerca de dez anos e ainda hoje norteia a disciplina. Isto se deu porque Odum foi um pioneiro visionário nesta ciência — nas décadas de 1940 e 1950, a ecologia ainda não era estudada como uma disciplina separada.
Odum ressaltou a importância da ecologia como disciplina fundamental na formação do biólogo. Ele julgava que os biólogos eram em geral pouco informados sobre como os sistemas ecológicos da Terra interagem uns com os outros.
“O futuro pertence, não a quem tem mais, mas a quem faz mais com o que tem.” – E. Odum
Antes dele a ecologia tinha sido estudada em uma escala bem mais limitada e dentro de subdisciplinas individuais da biologia. Muitos cientistas duvidaram que pudesse ser estudada em grande escala, ou como uma disciplina em si.
Ecossistema
Odum adotou e desenvolveu o termo “ecossistema”. A palavra apareceu pela primeira vez em uma publicação de 1935 do ecologista britânico Arthur Tansley, mas foi cunhada pelo colega de Tansley, Roy Clapham em 1930.
Cooperação para benefício mútuo, uma estratégia de sobrevivência muito comum em sistemas naturais, é algo que a humanidade precisa imitar. – E. O.
Em 1970, quando o primeiro Dia da Terra foi organizado, a concepção de Odum da Terra viva como um conjunto global de ecossistemas entrelaçados tornou-se um dos principais insights do movimento ambiental que desde então se espalhou pelo mundo. Ele foi, no entanto, um pensador independente que, ocasionalmente, discordou serenamente dos conceitos da moda do movimento ambientalista.
Sua riqueza – em parte produto dos royalties dos livros – orientada por seu testamento, beneficiou as instituições que ele admirava. A Ecological Society of America oferece o Prêmio Eugene P. Odum de Excelência em Educação em Ecologia, que foi concedido e nomeado em homenagem ao biólogo.
Fontes e referências:
- Craige, Betty Jean (2001). Eugene Odum : Ecosystem Ecologist and Environmentalist – Em inglês.
- Fundamentos da Ecologia (1953)
Você precisa fazer login para comentar.