Papagaio-de-peito-roxo
Papagaio-de-peito-roxo: ameaçada de extinção, espécie de papagaio sul-americana Amazona vinacea tem declinado segundo a IUCN. Todavia, o trabalho de reprodução e reintrodução feito por conservacionistas pode mudar o cenário.
Papagaio-de-peito-roxo repovoando área onde foi extinto
19/8/2022 :: por Marco Pozzana, biólogo
Zoológicos de todo mundo tem aos poucos mudado o foco de sua atuação. Cada vez mais vemos iniciativas voltadas para reprodução de espécies ameaçadas.

O Zoológico Municipal de Curitiba é uma dessas instituições que tem se dedicado para conservar espécies fragilizadas. Por meio de uma parceria com o Instituto Espaço Silvestre, de Santa Catarina, trabalha com a reintrodução do papagaios-de-peito-roxo (Amazona vinacea) numa região onde a espécie havia sido declarada extinta, no Parque Nacional das Araucárias.
O manejo dos papagaios é delicado e os filhotes nascidos no zoológico só são enviados para o programa de reintrodução quando maduros, com cerca de 1,5 a 2 anos de idade.
Exames de saúde são feitos e as aves passam por um período de adaptação num viveiro, uma quarentena para evitar a transmissão de doenças antes da soltura.
Depois os papagaios finalmente são enviados para Santa Catarina, onde ainda passam por um período de aclimatação, em um viveiro inserido na floresta. Em seguida os animais são soltos aos poucos no ambiente selvagem.
O programa de reprodução de psitacídeos do zoológico também atua na conservação de outras espécies ameaçadas, como o papagaio-charão, o papagaio-de-cara-roxa, a ararajuba e a arara-azul.
Amazona vinacea (Kuhl, 1820)
Endêmica da Mata Atlântica, habitava originalmente da Bahia ao Rio Grande do Sul, o sudeste do Paraguai e o nordeste da Argentina.

Outros nomes populares: papagaio-curraleiro, curraleiro. coraleiro, papagaio-caboclo, jurueba, jurueba, téu-téu e crau-crau.
Esta ave ornamental exibe sua plumagem arroxeada no peito e uma gola de penas alongadas, loros, fronte, base do bico, encontro e espelho alar vermelhos. Chega a medir até 35 centímetros de comprimento.
Com uma dieta de variadas partes vegetais como sementes, frutas, flores e folhas, o animal atinge a maturidade aos dois anos, podendo viver até os 30 anos de idade.
A Amazona vinacea é gregária, podendo conviver com outras aves, como a Amazona pretrei. São normalmente bastante “barulhentos”, vocalizando com frequência (áudio disponível abaixo), exceto em momentos como quando se alimentam.
Conservação:

Antes se observavam enormes bandos desses papagaios, mas hoje andam, senão isolados, em pares ou pequenos grupos. As principais ameaças para a espécie são representadas pela caça e contrabando ilegais, e a destruição do habitat.
No Brasil é encontrada principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com várias populações de mais de cem indivíduos. No Paraguai onde antes a espécie abundava, chegou a ser declarada extinta, mas descobriu-se um pequeno grupo que persiste. Na Argentina, sobraram somente pequenos grupos.
Precisamos de mais estudos para conhecer melhor a biologia do papagaio-de-peito-roxo, assim como mais investimentos na preservação do seu habitat, iniciativas indispensáveis na conservação da espécie.
Fontes e referências:
- Papagaio-de-peito-roxo é monitorado em todo o Brasil por pesquisadores – G1 (02/11/2018).
- Papagaios-de-peito-roxo, nascidos em zoológico de Curitiba, ajudam a repovoar área em Santa Catarina, onde espécie foi extinta – 8 de dez, 2021 – Conexão Planeta.
- Carrara, Lucas A.; et al. (março de 2008). «Papagaio-de-peito-roxo Amazona vinacea (Kuhl) (Aves: Psittacidae) no norte do Espírito Santo: redescoberta e conservação». Curitiba. Revista Brasileira de Zoologia.
- Cockle, Kristina; et al (2007). «Distribution, abundance, and conservation of Vinaceous Amazons (Amazona vinacea) in Argentina and Paraguay». J. Field Ornithol. (em inglês).
- BirdLife International. 2017. Amazona vinacea. The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T22686374A118954406. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2017-3.RLTS.T22686374A118954406.en. Accessed on 19 August 2022 (em inglês).