Produção de proteínas
Produção de proteínas: Animação didática em 3D demonstra como as proteínas são produzidas na célula a partir da informação no código genético.
O vídeo começa focando na célula, a unidade básica dos seres vivos. Em seguida destaca o núcleo, presente na maioria das células humanas.

O núcleo contém o genoma, que nos humanos está dividido em 23 pares de cromossomos. Cada cromossomo contém uma longa cadeia de dna, firmemente embalados em proteínas chamadas histonas, as principais proteínas que compõem o nucleossomo.
Dentro do DNA estão os genes. Esses genes contém as instruções para fazer as proteínas. Quando um gene é ligado, uma enzima chamada DNA polimerase se liga ao começo do gene. Ela se move ao longo do DNA fazendo uma fita de RNA mensageiro a partir de bases livres no núcleo.
Transcrição
O código de DNa determina a ordem em que as bases são adicionadas ao RNA mensageiro. Esse processo é chamado de transcrição.
A transcrição é a primeira de várias etapas da expressão gênica baseada em DNA, na qual um segmento específico de DNA é copiado no RNA (especialmente RNAm) pela enzima RNA polimerase.
Ribossomos

Antes do RNA mensageiro poder ser usado como molde para a produção de proteínas, tem que ser processado. Isso envolve a remoção e adição de partes de RNA. O RNAm, em seguida, move-se para fora, do núcleo para o citoplasma. Ribossomos, “fábricas de proteína” no citoplasma, ligam-se ao RNA mensageiro. O Ribossomo lê o código do RNAm para produzir uma cadeia composta por aminoácidos.
Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos. Moléculas de ARNt transportam os aminoácidos ao ribossomo. O RNAm é lido em três bases de cada vez. A medida que cada tripleto é lido, um ARNt proporciona o aminoácido correspondente. Esse é adicionado a uma cadeia crescente de aminoácidos.
Uma vez que o último aminoácido foi adicionado, a cadeia se dobra em uma complexa forma 3D para formar uma proteína.