Serpentisuchops pfisterae
Serpentisuchops pfisterae: acaba de ser revelada para a ciência uma nova espécie de plesiossauro, que teria vivido nas águas da América do Norte durante o período cretáceo.
Serpentisuchops pfisterae: revelado um plesiossauro do cretáceo
29/9/2022 :: por Marco Pozzana, biólogo
Cientistas publicaram no dia 26 de setembro um artigo descrevendo uma espécie de plesiossauro policotilídeo, de focinho e pescoço longo, do Cretáceo Superior, das águas de Wyoming, na América do Norte.

Plesiosauria é uma ordem de répteis marinhos fósseis do clado Sauropterygia. O grupo teria surgido no Jurássico Inferior, persistindo durante todo o Mesozoico até a extinção no Cretáceo.
O artigo foi publicado no jornal científico iScience, por uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos e Canadá. O nome escolhido para a nova espécie fóssil foi Serpentisuchops pfisterae.
Ao contrário da maioria dos plesiossauros, ele tem um pescoço longo e mandíbulas grandes e alongadas. O esqueleto parcial em que a equipe se baseou para o estudo indica que o animal tinha mais de sete metros de comprimento,
As mandíbulas longas e o pescoço indicam que provavelmente o S. pfisterae fazia um ataque lateral rápido para prender presas pequenas e velozes. Os dentes cônicos, recurvados e estreitos são consistentes com uma dieta piscívora.

O Serpentisuchops pfisterae apresenta a combinação de características de focinho alongado e pescoço alongado (composto por 32 vértebras).
A análise filogenética coloca Serpentisuchops dentro de Polycotylinae, indicando que seu focinho longo é uma característica ancestral, enquanto seu pescoço longo é secundariamente derivado e convergente com o de plesiossauros ancestrais elasmosaurídeos contemporâneos e alguns membros mais basais dos Polycotylidae.
Plesiossauros
Os plesiossauros são um grupo de diápsidos marinhos mesozóicos. A maioria dos plesiossauros se enquadra em uma das duas formas corporais típicas: aqueles com cabeças proporcionalmente pequenas, focinhos curtos e pescoços alongados, e aqueles com cabeças grandes, focinhos alongados e pescoços curtos.
Apesar de serem répteis gigantes e carnívoros do Mesozoico, os plesiossauros não estavam relacionados com os dinossauros, que formavam um grupo à parte.
O ritmo da descoberta de plesiossauros sendo nomeados a cada ano vem crescendo bastante, de modo que cerca de metade dos plesiossauros conhecidos são relativamente novos para a ciência.
Alguns dos novos gêneros são uma renomeação de espécies já conhecidas, que foram consideradas suficientemente diferentes para garantir um nome de gênero separado.
Fontes e referências:
- Walter Scott Persons, Hallie P. Street, Amanda Kelley. A long-snouted and long-necked polycotylid plesiosaur from the Late Cretaceous of North America. September 26, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.isci.2022.105033 (em inglês).
- Plesiosaur – wikipedia.org (em inglês).