Tubarão-tigre
Tubarão-tigre: O tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) é um dos mais temidos tubarões. É responsável por uma grande parte dos incidentes fatais com mordidas de tubarão, todavia ataques a mergulhadores não são muito comuns.
Tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier)
O tubarão-tigre é a única espécie existente do gênero Galeocerdo, pertencente à família dos carcarrinídeos. O gênero, Galeocerdo, é derivado dos galeos gregos, que significa tubarão, e kerdo, a palavra para raposa.
Chega a medir até 6m de comprimento, possuindo corpo robusto, cabeça larga e achatada, focinho curto e arredondado, nadadeira caudal pontuda, dorso variando de cinza-escuro a cinza-amarronzado com manchas escuras verticais.
As populações são encontradas em muitas águas tropicais e subtropicais, especialmente nas ilhas do Pacífico central. É encontrado em diferentes ambientes e é comum no Nordeste do Brasil.
Outras características
- O tubarão-tigre é um caçador solitário, principalmente noturno.
- É notável por ter o mais amplo espectro alimentar de todos os tubarões, com uma variedade de presas que inclui crustáceos, peixes, focas, pássaros, lulas, tartarugas, cobras marinhas, golfinhos e até outros tubarões menores.
- Ele também tem a reputação de “comedor de lixo”, consumindo uma variedade de objetos não comestíveis feitos pelo homem que permanecem em seu estômago.
- O tubarão-tigre perde apenas para o grande branco em ataques fatais registrados em humanos.
Seu nome deriva das listras escuras em seu corpo, que se assemelham ao padrão de um tigre, mas estas desaparecem quando o tubarão amadurece.
Foi descrito pela primeira vez por Perón e Lesueur em 1822, e recebeu o nome de Squalus cuvier. Müller e Henle, em 1837, rebatizaram-no de Galeocerdo tigrinus.
Conservação
Eles são considerados uma espécie quase ameaçada devido ao excesso de finning e pesca por seres humanos de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.
É capturado e morto por suas barbatanas, carne e fígado. Várias populações diminuíram. A demanda continuada por barbatanas pode resultar em novas quedas no futuro.
Embora a barbatana de tubarão tenha pouquíssimos nutrientes, o fígado de tubarão tem uma alta concentração de vitamina A, que é usada na produção de óleos vitamínicos. Além disso, o tubarão-tigre é capturado e morto por sua pele distinta, bem como por grandes pescadores.
Em 2010, o Greenpeace International adicionou o tubarão-tigre à sua lista vermelha de frutos do mar, que é uma lista de peixes comumente vendidos em todo o mundo e que têm um alto risco de serem provenientes de pescarias não sustentáveis.
Você precisa fazer login para comentar.