BioquímicaBotânicaGenéticaHistória

Wilhelm Johannsen

Wilhelm Johannsen: Conheça um pouco da vida e do trabalho de Johannsen, biólogo dinamarquês que cunhou o termo gene em 1909. Também é o criador da Teoria das Linhas Puras.

Wilhelm Johannsen

28/9/2020 ::  Por Josué Fontana

Embora Mendel tenha conduzido seus experimentos com plantas de ervilha em meados de 1800, foi somente em 1909 que Johannsen se tornou a primeira pessoa a descrever as unidades individuais de hereditariedade de Mendel. Ele os chamou de genes.

Nascido em Copenhagen, Wilhelm Ludvig Johannsen (1857–1927) ainda muito jovem foi aprendiz de farmacêutico e trabalhou na Dinamarca e na Alemanha desde 1872 até passar no exame de farmacêutico em 1879.

O avanço da genética
O avanço da genética no Brasil

Em 1881, tornou-se assistente no departamento de química do Laboratório Carlsberg sob o comando do químico Johan Kjeldahl. Johannsen estudou o metabolismo da dormência e germinação em sementes, tubérculos e botões. Ele mostrou que a dormência pode ser quebrada por vários compostos anestésicos, como éter dietílico e clorofórmio.

Em 1892, foi nomeado professor da Royal Veterinary and Agricultural University e mais tarde tornou-se professor de botânica e fisiologia vegetal.

Biografia

Wilhelm Johannsen
Wilhelm Ludvig Johannsen

Sua pesquisa mais conhecida dizia respeito às chamadas linhagens puras do feijão. Ele foi capaz de mostrar que mesmo em populações homozigóticas para todas as características (sem variação genética) o tamanho da semente seguia uma distribuição normal.

Isso foi atribuído ao fornecimento de recursos à planta-mãe e à posição das sementes nas vagens e das vagens na planta. Isso o levou a cunhar os termos fenótipo e genótipo.

Ele criou os termos usando-os primeiro em seu livro Elemente der exakten Erblichkeitslehre. Foi nesta obra que Johannsen introduziu o termo gene. Esse termo foi cunhado em oposição ao então comum pangene que se originou da teoria da pangênese de Darwin. O livro se tornou um dos textos fundadores da genética.

Darwin atualizado
Darwin atualizado

Suas descobertas levaram-no a se opor aos darwinistas contemporâneos, mais notavelmente Francis Galton e Karl Pearson, que sustentaram a ocorrência de variação normal distribuída de características em populações como prova da variação genética gradual sobre a qual a seleção poderia atuar. Somente com a síntese moderna, foi estabelecido que a variação precisava ser hereditária para atuar como matéria-prima para a seleção.

Também em 1905, Johannsen foi nomeado professor de fisiologia vegetal na Universidade de Copenhagen, tornando-se vice-reitor em 1917. Em dezembro de 1910, Johannsen foi convidado a fazer um discurso perante a Sociedade Americana de Naturalistas. Esta palestra foi publicada na American Naturalist. Em 1911 ele foi convidado a dar uma série de quatro palestras na Columbia University. 

Johannsen era um membro correspondente da Academia de Ciências Naturais da Filadélfia (eleito em 1915). Morreu envenenado no trabalho em 1927.

Referências:

Comentários do Facebook