Parasitologia
Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, seus hospedeiros e relações entre eles.
Nosso conhecimento de infecções parasitárias se estende desde a antiguidade, e descrições de parasitas e infecções parasitárias são encontradas nos primeiros escritos e foram confirmados pelo achado de parasitas em material arqueológico.
Parasitologia
Os seres humanos são hospedeiros de cerca de 300 espécies de vermes parasitas e mais de 70 espécies de protozoários, alguns derivados de nossos ancestrais primatas e alguns obtidos a partir dos animais que temos domesticado ou que entraram em contato conosco durante a nossa história relativamente curta na Terra.

Parasitas são organismos que vivem em associação com outros organismos dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.
Todas as doenças infecciosas e as infestações dos animais e das plantas são causadas por parasitas.

Este campo biológico inclui os filos Protozoa (protozoários), do reino Protista e Nematoda (nematódes), annelida (anelídeos), Platyhelminthes (platelmintos) e Arthropoda (artrópodes), do reino Animal.
Os protozoários são unicelulares, enquanto os nematódeos, anelídeos, platelmintos e artrópodes são organismos multicelulares.
Temos também parasitismo em plantas (holoparasita e hemiparasita) como é o caso do cipó-chumbo. Há também parasitismo em fungos (micose) e em bactérias e até vírus.
Como disciplina biológica, o campo da parasitologia não é determinado pelo organismo ou ambiente em questão, mas pelo seu modo de vida.
Isto significa que forma uma síntese com outras disciplinas, e traz para si técnicas de campos com biologia celular, bioinformática, bioquímica, biologia molecular, imunologia, genética, evolução e ecologia.
Parasitologia médica

Um dos maiores campos em parasitologia, a parasitologia médica é o campo que lida com os parasitas que infectam os seres humanos, as doenças causadas por eles, o quadro clínico e a resposta gerada pelos humanos aos organismos invasores.
A parasitologia médica foca nos vários métodos de diagnóstico, tratamentos e, claro, a prevenção e controle, mas também se preocupa com o estudo do vetor.
Principais parasitoses de interesse médico no Brasil:
Protozooses

Amebíase; Tripanosomíase; Leishmanioses; Giardíase; Tricomoníase; Malária; Toxoplasmose; Balantidiose
Helmintoses
Esquistossomose; Teniase/cisticercose; Hidatidose/equinococose; Enterobiose; Filariose; Ancilostomose/necatoriose; Ascaridíase; Tricocefalose; Estrongiloidíase
Ectoparasitoses (artrópodes)
Pediculose; Ftiríase; Miíase; Acaríase
Link relacionado: Biologia forense
fonte: Wikipedia.org