BiodiversidadeEvoluçãoMamíferosZoologia

Animais

Os Animais: O reino Metazoa (reino Animal) é composto por seres vivos pluricelulares, eucariontes e heterotróficos, cujas células formam tecidos com capacidade de responder ao ambiente.

O estudo científico dos animais é chamado zoologia, que tradicionalmente estudava também os protozoários. Como resultado de estudos filogenéticos, consideram-se os Protista como um grupo separado dos animais.

Os Animais

Documentário Fauna e flora da Tailândia
Documentário Fauna e flora da Tailândia

Existem cerca de 1 200 000 espécies já descritas, divididos em 54 filos, a grande maioria podemos ver sem a ajuda do microscópio. Os dois antigos grupos: vertebrados e invertebrados, são divididos de acordo com a presença ou a ausência da coluna vertebral.

Os únicos animais que não são considerados metazoários compreendem os três filos de posição sistemática incerta, por vezes agrupados no sub-reino Agnotozoa (que significa “animais desconhecidos”), nos filos Rhombozoa, Orthonectida e Placozoa.

No esquema original de Lineu, os animais eram de um dos três reinos, divididos nas classes de Vermes, Insetos, Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos. Os quatro últimos foram unidos em um único grupo, o Chordata, enquanto que as outras várias formas foram separadas.

A palavra “animal” é derivada do latim anima, no sentido de fôlego vital, e entrou na língua portuguesa através da palavra animalis. 

Algumas características dos animais

Biodiversidade de animais
Biodiversidade de animais

Coloquialmente, o termo “animal” é muito utilizado para referir-se a todos os animais diferentes dos humanos.

Todos pertencem a um grupo monofilético chamado Metazoa, caracterizado por uma câmara digestiva e camadas separadas de células que diferenciam-se em vários tecidos. 

Os Metazoa mais simples apresentam simetria radial – por esta razão, são classificados como Radiata (em contraposição com os Bilateria, que têm simetria bilateral).

A maioria possui um plano corporal que se determina à medida que se tornam maduros e, exceto em animais que metamorfoseiam, esse plano corporal é estabelecido desde cedo em sua ontogenia quando embriões.

planárias
Planárias podem viver ambientes terrestres, marinhos e de água doce.  Platelmintos. by antmaro

A distinção mais notável é a forma como as células se seguram juntas. Ao invés de simplesmente ficarem grudadas juntas, ou seguradas em um local por pequenas paredes, as células são conectadas por junções septadas, compostas basicamente por proteínas elásticas (colágeno é característico) que cria a matriz extracelular.

Algumas vezes esta matriz é calcificada para formar conchas, ossos ou espículas, porém de outro modo é razoavelmente flexível e pode servir como uma estrutura por onde as células podem mover-se e reorganizar-se.

Outras características distintivas dos metazoários incluem a presença do sistema nervoso e músculos.

Organismo modelo – Animais

Drosophila melanogaster, popular organismo modelo.

Um organismo modelo consiste em uma espécie não humana que é amplamente estudada para entender fenômenos biológicos particulares, com a expectativa de que as descobertas feitas no modelo do organismo proporcionem uma visão do funcionamento de outros organismos.

Os organismos modelo são modelos in vivo amplamente utilizados para investigar doenças humanas quando a experimentação humana seria inviável ou não é ética.

Esta estratégia é tornada possível pela descendência comum de todos os organismos vivos e pela conservação de caminhos metabólicos e de desenvolvimento e material genético ao longo da evolução.

Estudar organismos modelo pode ser informativo, mas deve-se ter cuidado ao extrapolar de um organismo para outro

Fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook