BiodiversidadeBotânicaEcologia

Dicionário de Plantas Gratuito

Dicionário de Plantas Gratuito: Inteiramente gratuito, versão on-line do Dicionário Bilíngue Terminológico de Plantas Estrangeiras e Brasileiras tem mais de 2.700 verbetes para auxiliar a comunidade científica em pesquisas.

Dicionário de Plantas

por Josué Fontoura – 8/7/2020

No território brasileiro temos um verdadeiro tesouro — Flora do Brasil é considerada a mais rica em biodiversidade em todo o mundo e seu valor científico é incalculável. São mais de 46.000 espécies conhecidas de vegetais. São, aproximadamente, 4.754 Algas, 33.108 Angiospermas, 1.568 Briófitas, 5.719 Fungos, 30 de Gimnospermas e 1.346 de Samambaias e Licófitas.

Para auxiliar o trabalho científico em meio a tanta informação, foi criado o Dicionário Terminológico Bilíngue de Plantas Brasileiras e Estrangeiras. Agora com uma versão na internet, com acesso público e gratuito.

O objetivo do dicionário é reestruturar a Enciclopédia Agrícola Brasileira, que é monolíngue em Dicionário Terminológico Bilíngue.

Flora do Cerrado - Paisagismo da Devastação
Flora do CerradoPaisagismo da Devastação. Fotos: Fernando Tatagiba

Sendo a área das Ciências Agrárias eminentemente multidisciplinar e interdisciplinar, utiliza termos de diferentes áreas do conhecimento, tais como a Fitotecnia, Zootecnia, Engenharia Rural, Tecnologia Rural, Economia Rural e Engenharia Florestal sobrepondo a outras áreas como Agricultura, Botânica, Ciência do Solo, Entomologia, Física e Meteorologia, Fitopatologia, Genética, Horticultura, Matemática e Estatística, Química e Zoologia.

Para tanto, a obra traça um recorte do corpus, compreendendo todos os termos integrantes pertinentes à Botânica.

Dicionário Bilíngue Terminológico de Plantas Estrangeiras e Brasileiras

Flor do cupuaçu - Plantas Medicinais Brasileiras
Plantas Medicinais Brasileiras. Flor do cupuaçu

A ideia de ter uma versão bilíngue foi da pesquisadora Fernanda Bacellar, professora do Centro de Línguas da Esalq, que dedicou seu doutorado em Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) ao projeto.

A pesquisa incluiu ainda a definição dos termos em português, tradução para o inglês, transcrição fonética em português e inglês, além da inserção dos termos na plataforma on-line. 

O novo dicionário é embasado na Enciclopédia Agrícola Brasileira, desenvolvida por pesquisadores da  da USP, com contribuição de especialistas de outras instituições.

Mata Atlântica
Mata Atlântica

As pesquisas referentes aos significados e transcrições fonéticas em língua portuguesa e inglesa foram retiradas do Portal da Língua Portuguesa (www.portaldalinguaportuguesa.org) e do Merriam-Webster Dictionary.

A obra visa atender o interesse direto e indireto de especialistas da área, professores, alunos de pós-graduação e graduação e ainda interessados em geral em Plantas Estrangeiras e Brasileiras.

Comentários do Facebook