Documentário A origem da genética
Documentário A origem da genética: A genética surgiu há pouco mais de cem anos. Entretanto, a questão da herança genética vem intrigando a humanidade há milênios.
Nesse pequeno vídeo você confere um resumo das principais mentes que originaram a genética.
Documentário A origem da genética
A história da genética está intimamente ligada ao desenvolvimento da biologia, pois para compreender a hereditariedade, é preciso compreender o endereço dos genes, as células e os cromossomos.
Hipócrates e a pangênese

Hipócrates foi o primeiro a propor uma teoria coerente para a hereditariedade, em uma teoria que ficou conhecida como pangênese. Esta teoria foi aceita até o século XIX para explicar a hereditariedade dos caracteres (inclusive dos adquiridos).
Segundo esta teoria, todas as partes do organismo produziam partículas denominadas “gêmulas” que eram direcionadas para as células germinativas. Durante a reprodução sexuada, havia a mistura das partículas provenientes do macho e da fêmea produzindo um novo organismo com características de ambos os progenitores.
Mesmo Charles Darwin acreditava nesta teoria ao menos até certo ponto, bem como na transmissão dos caracteres adquiridos, já que lançou seu livro “Origem das espécies” em 1859, quando ainda não haviam sido lançadas as bases para o entendimento dos mecanismos da hereditariedade conhecidos hoje.

Aristóteles e a epigênese – Documentário A origem da genética
• As maiores descobertas da história da biologia
Para explicar a determinação sexual e o desenvolvimento individual de um organismo foram criadas duas teorias: A teoria da epigênese e a da pré-formação. A teoria da epigênese tenta explicar o desenvolvimento individual de um organismo e foi criada pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.)
Essa teoria afirma que o desenvolvimento do embrião é dado por um zigoto amorfo, ou seja, sem forma ou diferenciação determinada. O filósofo considerava os pais como os “princípios geradores” e que cada organismo, individualmente, começa de novo. Assim, a epigênese acreditava que o organismo não está formado no ovo fertilizado, mas sim, que ele cresce progressivamente a partir de alterações profundas que ocorrem durante a embriogênese.

Mendel, o pai da genética – Documentário A origem da genética
Mendel foi um dos maiores nomes da ciência graças aos seus estudos, que só foram compreendidos muitos anos após a sua morte.
Sua teoria principal era a de que as características das plantas (cores, por exemplo) deviam-se a elementos hereditários (atualmente conhecidos como genes). (Veja mais em Mendel)
Walter Sutton – Documentário A origem da genética
Walter Sutton, um estudante de graduação no laboratório da Universidade de Columbia, nos EUA, foi o primeiro a declarar, em 1902, que os cromossomos obedecem às leis de Mendel. Ele se especializou no estudo de cromossomos de gafanhotos, dando início às pesquisas citológicas que contribuiriam para a elaboração da teoria cromossômica da hereditariedade.