Documentário Classificação dos Seres Vivos
Documentário Classificação dos Seres Vivos: Há muito o homem tenta agrupar os organismos por suas características.
Conheça aqui um pouco dessa rica história nesse didático vídeo.
Documentário
Classificação dos Seres Vivos
Classificação dos Seres Vivos: a classificação científica

Em biologia, a classificação é um conceito que se refere à maneira pela qual os biólogos reagrupam, organizam e categorizam as espécies de organismos vivos e fósseis. A classificação científica é também chamada de classificação biológica ou Taxonomia.
- Filogenética molecular
- Lineu
- Evolução do conceito de Espécie
- Nomenclatura binomial
- Pioneiros da biologia
A classificação científica moderna tem as suas raízes no sistema de Lineu (Carolus Linnaeus), que agrupou as espécies de acordo com as características morfológicas por elas partilhadas.

Estes agrupamentos foram subsequentemente alterados múltiplas vezes para melhorar a consistência entre a classificação e o princípio darwiniano da ascendência comum.
Enquanto Lineu classificava as espécies de seres vivos tendo como objetivo principal facilitar a identificação e criar uma forma de arquivo nos herbários e nas coleções zoológicas que permitisse localizar facilmente um exemplar, nos modernos sistemas taxonômicos aplicados à biologia procura-se antes refletir o princípio Darwiniano de ancestralidade comum.
Isto significa que se pretende agrupar as espécies por proximidade filogenética, isto é relacionar as espécies pela sua proximidade genética.
Biólogos, em 2016, identificaram a assinatura molecular do reino animal, fornecendo evidências genéticas para a classificação animal de sistema de Lineu, que tem sido utilizada por quase 300 anos.
Desde a década de 1960 que se vem fortalecendo a tendência para utilizar estruturas taxonômicas baseadas nos conceitos da cladística, hoje designadas por taxonomia cladística, distribuindo os taxa numa árvore evolucionária.
(leia mais em Classificação científica).