Invertebrados
Invertebrados: São os animais que não possuem nem desenvolvem coluna vertebral, característica definidora do subfilo Vertebrata (vertebrados). São multicelulares, eucariontes e heterótrofos.
A diversidade do grupo é tão vasta que o termo invertebrado chega a perder significado biológico por ser muito generalizado.
Invertebrados
Formam um grupo muito vasto que inclui todos os animais com exceção dos vertebrados, agregando cerca de 97% das espécies animais conhecidas. Somam, aproximadamente 1,5 milhão de espécies (grosso modo).
Entendem-se geralmente como todos os animais multicelulares que não têm coluna vertebral.
O termo corresponde a dois dos três subfilos do filo dos Chordata, os cordados: o subfilo Urochordata (urocordados) e o subfilo Cephalochordata (cefalocordados).
Os mais antigos registros fósseis de animais encontrados são de invertebrados. Os de 665 milhões de anos na formação de Trezona na Austrália do Sul, foram interpretados como sendo esponjas primitivas.
Alguns paleontólogos sugerem que os Invertebrados surgiram muito mais cedo, possivelmente até 1 bilhão de anos atrás.
Durante muitos séculos, os invertebrados foram negligenciados pelos biólogos em favor de grandes vertebrados e espécies “úteis” ou carismáticas.
A biologia dos invertebrados não foi um importante campo de estudo até o trabalho de Lineu e Lamarck no século XVIII.
Durante o século XX, a zoologia de invertebrados tornou-se um dos principais campos das ciências naturais, com descobertas proeminentes nos campos da medicina, da genética, da paleontologia e da ecologia.
O estudo dos invertebrados também beneficiou a aplicação da lei, pois os artrópodes, e especialmente os insetos, foram descobertos como fonte de informação para os pesquisadores forenses.
Dada a natureza parafilética do agrupamento, alguns animais, como os Chaetognatha, os Hemichordata, os Tunicata e os Cephalochordata, apresentam um relacionamento filogenético mais próximo com os vertebrados do que com os restantes invertebrados, o que aconselha o abandono da designação na literatura técnica e científica por ausência de significado taxonômico.
Principais características dos animais invertebrados
Além da evidente ausência de espinha dorsal, outras características podem ser destacadas:
- Aeróbicos;
- Pluricelulares;
- Eucariontes;
- Heterótrofos;
- A maioria se reproduz de forma sexuada, ou seja, através de gametas, embora haja quem faça reprodução assexuada;
- Possuem tecidos e órgãos, com exceções dos filos mais simples como os Poríferos;
- A maioria tem simetria bilateral. Entretanto, os equinodermos têm simetria radial e as esponjas normalmente não têm simetria.
Exemplos de animais invertebrados
Artrópodes – Filo muito diverso que inclui os Insetos (ex: formiga); Aracnídeos: (ex: aranhas); Miriápodes: (ex: centopéias); Crustáceos: (ex: caranguejos); Poríferos (ex: Esponjas-do-mar); Cnidários (ex: águas-vivas); Platelmintos: (ex: Tênia); Nematódeos (ex: lombriga); Anelídeos – (ex: minhocas); Moluscos (ex: polvos); Equinodermos (ex: estrelas-do-mar);
Você precisa fazer login para comentar.