Leeuwenhoek
Anton van Leeuwenhoek (1632 – 1723) foi um empresário holandês e cientista na Idade de Ouro da ciência e tecnologia holandesa.
Um homem em grande parte autodidata na ciência, ele é comumente conhecido como “o Pai da Microbiologia”, e um dos primeiros microscopistas e microbiologistas.
Anton van Leeuwenhoek (1632 – 1723)
Van Leeuwenhoek é mais conhecido por seu trabalho pioneiro em microscopia e por suas contribuições para o estabelecimento da microbiologia como uma disciplina científica.
O interesse de Van Leeuwenhoek pelos microscópios e a familiaridade com o processamento do vidro levaram a uma das mais importantes e simultaneamente bem escondidas percepções técnicas da história da ciência.
- As maiores descobertas da história da biologia
- Fantásticas imagens de microscópio
- Abiogênese X Biogênese
Animálculo – Leeuwenhoek
Usando microscópios de lente única de seu projeto, van Leeuwenhoek foi o primeiro a visualizar micróbios. Se referiu a eles como animálculos (do latim animalculum = “minúsculo animal”). Através de suas experiências, ele foi o primeiro a determinar relativamente seu tamanho.
A maioria dos “animálculos” são agora referidos como organismos unicelulares, embora ele tenha observado organismos multicelulares na água da lagoa.
O microscópio usado por Leeuwenhoek para as suas descobertas era constituído por uma lente biconvexa com capacidade de aumentar a imagem cerca de 1000 vezes.
Leeuwenhoek desenhou e reconstruiu o deslocamento dos procariontes que viviam nas suas próprias lentes.
Ele também foi o primeiro a documentar observações microscópicas de fibras musculares, bactérias, espermatozóides, glóbulos vermelhos e fluxo sanguíneo em capilares.
Embora van Leeuwenhoek não tenha escrito nenhum livro, suas descobertas vieram à luz por correspondência com a Royal Society, que publicou suas cartas.
Você precisa fazer login para comentar.