Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas
Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas: Uma espécie ameaçada é aquela cujas populações estão decrescendo a ponto de colocá-la em risco de extinção.
Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas
Criada em 1964, a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) tem como objetivo informar a sociedade sobre a conservação dos seres vivos.
A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) é a maior autoridade em classificar e estudar as espécies ameaçadas. A entidade considera as espécies ameaçadas em três categorias, dependendo do grau de ameaça:
- Espécie vulnerável
- Espécie em perigo
- Espécie criticamente em perigo
Muitos países têm legislação que protege estas espécies, proibindo a caça e protegendo seus habitats, mas essa legislação tem se demonstrado insuficiente para evitar que um número crescente de espécies deixe de existir, sem que se tenha notícia deste fato.
Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN)
Também conhecida como Lista Vermelha da IUCN ou, em inglês, IUCN Red List, constitui um dos inventários mais detalhados do mundo sobre o estado de conservação mundial de várias espécies de plantas, animais, fungos e protistas.
A Lista Vermelha obedece a critérios precisos, para avaliar os riscos de extinção de milhares das espécies e subespécies.
Pertinentes estas a todas as espécies e em todas as regiões do mundo, com o objetivo de informar sobre a urgência das medidas de conservação para o público e legisladores, assim como ajuda a comunidade internacional na tentativa de reduzir as extinções.
Os seus principais conselheiros sobre as espécies incluem a BirdLife International, a World Conservation Monitoring Centree outros grupos da especialidade no âmbito do Comité de Sobrevivência das Espécies, Species Survival Commission (SSC), da IUCN.
Cerca de metade das espécies incluídas na lista são acompanhadas por estas organizações.
>> Veja também: Espécies ameaçadas
Você precisa fazer login para comentar.