Louva-deus
Louva-deus: Nesse episódio da série “O Mundo Secreto dos Jardins”, uma visão sobe o Louva-deus, fascinantes insetos pertencentes à Ordem Mantodea. O nome deriva do fato de que, quando pousado, as pernas anteriores remetem à posição das mãos em oração.
Documentário Louva-deus
21/7/2020 :: Josué Fontoura
Existem cerca de 2.400 espécies, 430 gêneros e 15 famílias na Ordem Mantodea e grande variedade de formas e cores dentro do grupo, geralmente associados à estratégias de camuflagem e mimetismo. A maior e mais comum família de Mantodea é a Mantidae.
Estudos recentes indicam que há de 2300 a 2450 espécies de Mantodea, distribuídas em todas as regiões do planeta, principalmente em áreas temperadas, tropicais e subtropicais, com exceção da Antártida.
A maior diversidade de espécies é encontrada na região tropical da África, com cerca de 900 espécies descritas, seguida pela região do sul da Ásia, com cerca de 550 espécies descritas.
do grego mantis = profeta; eidos = aparência
Louva-a-deus, louva-deus ou cavalinho-de-deus
Historicamente, o estudo de Mantodea em regiões neotropicais (América Central e do Sul) foi negligenciado, com registros escassos e restritos a certos pesquisadores. Recentemente o grupo foi revisitado por vários pesquisadores, o que renovou o interesse.
No Brasil, até 2010 eram conhecidas cerca de 270 espécies de Mantodea, tornando o país com a maior diversidade entre os países da região neotropical. Porém, estima-se que existam 3.500 espécies distribuídas no mundo e 700 distribuídas no Brasil
Os louva-a-deus são utilizados por jardineiros e agricultores como agentes biológicos para o controle de pragas em plantações, como alternativa ao uso de pesticidas.
Porém, sua efetividade possui algumas limitações, uma vez que eles não se especializam em apenas uma espécie de inseto, podendo se alimentar tanto de espécies nocivas quanto benéficas (como polinizadores), além de não se multiplicarem tão rapidamente em resposta ao crescimento das pragas
São animais venerados na China, existindo, inclusive, estilos de Kung-Fu inspirados em seus movimentos.
Você precisa fazer login para comentar.