EntomologiaVídeosZoologia

Os Incríveis Insetos

Os Incríveis Insetos: O grupo de animais mais diversificado existente na Terra. O número elevado evidencia o enorme sucesso evolutivo de tais animais. No documentário NatGeo Wild HD, confira as fantásticas adaptações e artimanhas desses artrópodes. 

Os Incríveis Insetos

16/7/2020 :: José Fontoura

Como o maior e mais largamente distribuído grupo de animais artrópodes do planeta, os insetos representam mais que 70% de todas espécies de seres vivos descritos.

insetos/entomologia
Entomologia

Embora não haja um consenso entre os entomologistas, estima-se que existam de 5 a 30 milhões de espécies viventes de insetos das quais cerca de 1 milhão destas espécies já foram catalogadas.

Os insetos foram o único grupo de invertebrados que desenvolveu a capacidade de voar, o que teve um importante fundamental no seu sucesso ecológico. A impressionante capacidade de dispersão destes animais os permitiu colonizar os mais diversos habitats ao longo de sua história evolutiva.

Muitos insetos possuem órgãos dos sentidos muito refinados; por exemplo, as abelhas podem ver a luz ultravioleta e os machos das falenas têm um forte olfato que lhes permite detectar as feromonas de fêmeas a quilômetros de distância.

Algumas características

Grilo.
A paisagem sonora

Os insetos jovens, depois de saírem dos ovos, sofrem uma série de mudas ou ecdises a fim de poderem crescer – uma vez que o exosqueleto não lhes permite crescer sem o mudarem.

Nas espécies que apresentam metamorfose incompleta, os juvenis, chamados ninfas, não possuem asas, e são basicamente iguais aos adultos na forma do corpo; na metamorfose completa, característica dos Endopterigota, a eclosão do ovo produz uma larva, geralmente em forma de verme (a lagarta) que, depois de crescer, se transforma numa pupa que, muitas vezes, se encerra num casulo, ou numa crisálida, que muda consideravelmente de forma, antes de emergir como adulto.

Documentário Borboletas

Em alguns insetos, o voo depende muito da turbulência atmosférica, mas nos mais “primitivos” está baseado em músculos que fazem bater as asas. Em outras espécies mais “avançadas”, do grupo Neoptera, as asas podem ser dobradas sobre o dorso, e quando em uso são acionadas por uma ação indireta de músculos que atuam sobre a parede do tórax.

Estes músculos contraem-se quando se encontram distendidos, sem necessitarem de impulsos nervosos, permitindo ao animal bater as asas muito mais rapidamente.

Algumas espécies de insetos, como as formigas e as abelhas, vivem em sociedades tão bem organizadas que são por vezes consideradas superorganismos.

Estudos:

  1.  Livro: “Biologia – Volume Único”. Sônia Lopes, Sérgio Rosso, 2005. Capítulo 23: “Arthropoda e Echinodermata” abaixo do subtópico: “Classe Insecta”, na página 328. Publicado pela editora Saraiva S.A.
  2. tork, Nigel E. (7 de janeiro de 2018). «How Many Species of Insects and Other Terrestrial Arthropods Are There on Earth?»Annual Review of Entomology (em inglês). 63 (1): 31–45. ISSN 0066-4170doi:10.1146/annurev-ento-020117-043348
Comentários do Facebook