Morcego-cubano-de-orelha-de-funil
Morcego-cubano-de-orelha-de-funil: um dos morcegos mais raros (Natalus primus) habita uma única caverna no oeste de Cuba, ambiente que, de acordo com os cientistas, está vulnerável ao colapso.
Morcego-cubano-de-orelha-de-funil, sobrevivendo em uma caverna
7/6/2022 :: por Marco Pozzana, biólogo
Outrora distribuída por amplo território de Cuba, a espécie Natalus primus desapareceu da maior parte do país insular e ficou tanto tempo sem ser vista que foi considerada extinta.
Era nisso que acreditava o biólogo e conservacionista Harold E. Anthony, quando descreveu a espécie em 1919. Afinal, aquele morcego só era conhecido por registros fossilíferos originados de Cuba e certas ilhas próximas.
A redescoberta
Em 1992, uma população viva foi achada habitando apenas um grande e úmido sistema de cavernas subterrâneas na segunda maior ilha de Cuba, a Isla de la Juventud, dentro de uma das maiores extensões remanescentes de floresta de planície cubana. Desde então, o status da espécie não mudou muito.

Ao menos nessa caverna, a população é abundante, mas o Morcego-cubano-de-orelha-de-funil está muito fragilizado pelo seu alcance limitado de dispersão. E ainda são impactados pela presença humana e perda de habitat.
Natalus primus (Anthony, 1919)
O morcego-de-orelha-de-funil-cubano (Natalus primus) é o maior representante caribenho de uma pequena e antiga família de morcegos cavernícolas que evoluíram nas Índias Ocidentais.

Membros da família Natalidae, eles têm pêlos pretos acima do lábio superior que lembram um bigode, e também apresentam pêlos brancos abaixo do lábio inferior. A pelagem é bronzeada e marrom-avermelhada com uma barriga mais clara.
Como o nome sugere, tem orelhas em forma de funil. Outra característica importante é sua cauda, tão longa quanto a cabeça e o corpo combinados. Os biólogos acreditam que a dieta consiste principalmente de animais como mariposas, grilos e besouros.
Conservação
Listado como ‘vulnerável’ pela IUCN, o N. primus está ameaçado pela destruição das florestas e pela modificação das cavernas cubanas.
A perda de habitat por erosão é uma grande preocupação. O colapso contínuo do teto da caverna provavelmente perturbará o equilíbrio térmico nesta caverna quente e resultará na extinção do Morcego-cubano-de-orelha-de-funil.
Felizmente o governo cubano e os cientistas estão empenhados na conservação dessa rara espécie. O parque nacional próximo na península ocidental da ilha foi ampliado e o foco dos ambientalistas tem sido proteger a caverna e os morcegos, cuja população foi estimada em menos de 750 animais em 2019.
Fontes e referências:
- Endangered bats: The manicure helping to save a species– BBC.com (em inglês).
- Gupta, Avani (2019). “Project update: Floreana mockingbird”. Galapagos Conservation Trust. Retrieved June 6, 2022 (em inglês).
- Anthony, Harold Elmer (1919). “Mammals collected in eastern Cuba in 1917: with descriptions of two new species”. Bulletin of the American Museum of Natural History. (em inglês).
- Harold E. Anthony – American Society of Mammalogists [pdf] (em inglês).
- Cuban greater funnel-eared bat – Wikipedia.org (em inglês).
- Mancina, C. 2016. Natalus primus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T136777A22032828. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-1.RLTS.T136777A22032828.en. Accessed on 07 June 2022. (em inglês).