ConservaçãoOrnitologiaZoologia

Mimão-de-Floreana

Mimão-de-Floreana: pássaro — Mimus trifasciatus — revelado por Darwin após sua passagem por Galápagos, tornou-se ameaçado de extinção por uma série de ameaças trazidas pelo homem. Felizmente, um ambicioso projeto de conservação pode melhorar o status da espécie.artigo original www.biologo.com.br

Mimão-de-Floreana, esperança para ave citada por Darwin 

6/6/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo

O Mimão-de-Floreana (Mimus trifasciatus) é um pássaro emblemático. Uma das espécies registradas por Charles Darwin em sua visita nas Ilhas Galápagos, no Equador, foi utilizada como exemplo pelo autor na teoria da evolução das espécies por seleção natural.

Nesomimus trifasciatus
fonte: The zoology of the voyage of H.M.S. Beagle

Após quase ser extinta, as populações tiveram uma ligeira recuperação, o que bastou para a IUCN diminuísse a classificação para o risco de extinção, em 2018. Hoje organização reporta que a população está estável, listada como “em perigo”, mas uma iniciativa promete melhorar esse quadro.

O famoso ator Leonardo DiCaprio, sempre engajado nas causas ambientais, está investindo na preservação de um dos maiores santuários ecológicos do mundo: Galápagos.

O astro investe US$ 43 milhões em uma iniciativa da organização Re:wild, integrada por um grupo de renomados cientistas, e pela Diretoria do Parque Nacional de Galápagos e agentes de comunidades locais.

O montante é para patrocinar projetos científicos no arquipélago e para restaurar a Ilha Floreana, lar de 54 espécies ameaçadas, além de reintroduzir 13 espécies localmente extintas, incluindo o Mimão-de-Floreana. 

Mimão-de-Floreana
Mimus trifasciatus: Os adultos têm uma aparência malhada. © Andy Kraemer

Mimus trifasciatus (Gould, 1837)

Para-entender-Darwin
Para entender Darwin

Pássaro da família Mimidae que mede cerca de 25cm, era endêmico de Floreana, uma das Ilhas Galápagos, mas agora é encontrado apenas em duas ilhotas próximas, Campeón e Gardner-near-Floreana.

É principalmente insetívoro, mas sua dieta inclui frutos de cactos, carniça e provavelmente ovos de aves marinhas. A ave forrageia no solo e na vegetação.

Foi extinto de Floreana aproximadamente em 1888, por diversas causas, entre elas animais introduzidos: ratos, gatos, cães e cabras.

Estudos do habitat de Floreana e o status dos predadores estão em andamento para o esforço de reintroduzir o M. trifasciatus na ilha principal. 

Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook